R$ 2.
Por logística se entende um conjunto de métodos e meios destinados a fazer o que for preciso para entregar os produtos certos, no local adequado, no tempo combinado. A origem da palavra logística vem do grego e significa habilidades de cálculo e de raciocínio lógico.
Como o próprio nome sugere, a Logística Integrada representa a interligação de todo o processo logístico, da fabricação dos produtos até que ele chegue às mãos do consumidor final. Isso é feito por meio de Sistemas Inteligentes que oferecem união e interatividade de ações, de forma dinâmica.
Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.
No mercado econômico existem variações que preocupam os acionistas, que precisam ter cada vez mais cautela diante do sistema logístico de seus produtos e serviços. Deste modo, é de encargo da logística empresarial utilizar inúmeras técnicas estratégicas para atender ao mercado.
Como o próprio nome sugere, a logística integrada é um sistema que liga todo o processo logístico, desde o fornecimento de matérias-primas, até chegar ao consumidor final. Isso só é possível com a organização de um sistema inteligente capaz de controlar o fluxo logístico e coordenar todas as atividades.
Logística integrada é a união dos processos logísticos, desde a compra de um insumo para a produção até a chegada dele ao consumidor final. Dessa forma uma logística integrada eficiente só pode ser alcançada com processos coordenados executados por um sistema de trabalho inteligente.
A logística reversa é um conjunto de procedimentos e meios para recolher e dar encaminhamento pós-venda ou pós-consumo ao setor empresarial, para reaproveitamento ou destinação correta de resíduos.
A logística reversa trata do fluxo de retorno de materiais produzidos, estocados e consumidos pelos clientes consumidores. Esse fluxo de retorno, também chamado de fluxo reverso, podem ser materiais enviados para reciclagem, embalagens para serem reaproveitadas, materiais com excesso em estoque ou avariados.
A logística reversa é um sistema obrigatório para várias empresas que fabricam, importam ou comercializam alguns produtos, como: pilhas e baterias, pneus e embalagens de agrotóxicos.
Existem diferenças fundamentais entre a Logística convencional e seu sistema reverso, dentre as quais estão: Na Cadeia Logística convencional os produtos são puxados pelo sistema, enquanto que na Logística Reversa existe uma combinação entre puxar e empurrar os produtos pela cadeia de suprimentos.
O fluxo reverso trata da inversão dos fluxos, ele é a logística reversa, ou seja, o retorno de materiais ou produto, após a sua venda ou consumo, ao centro produtivo. O objetivo da utilização da logística reversa é reciclar, reparar ou recuperar produtos com avarias.
A logística reversa pós-consumo é o sistema que tem ganhado força nos últimos anos, uma vez que tornou-se obrigatória para alguns setores devido à Lei Caracteriza-se pela coleta e encaminhamento à reciclagem (ou outra destinação adequada) de produtos e seus resíduos após o descarte do consumidor final.
No geral, são três etapas para que a logística reversa ocorra:
3.
5- FATORES CRÍTICOS QUE INFLUENCIAM A EFICIÊNCIA A concepção de um projeto eficiente de Logística Reversa deve levar em consideração os seguintes pontos: viabilidade de crédito; sistema de coleta adequado; processamento do material coletado e sistema de reutilização dos materiais gerados pelo reprocessamento.
A logística reversa é de grande importância para as operações de logística empresarial, pois estuda e gerencia o descarte ou a reintegração dos subprodutos do processo produtivo. Ela traz grande vantagem competitiva, diminui os custos e melhora o serviço oferecido ao consumidor.
São objetivos da Logística Reversa: I – Planejar, operar e controlar o fluxo e as informações da logística referentes ao retorno dos bens de pós-venda e de pós - consumo.
O benefício de um programa de logística reversa são o aumento da conscientização, a redução dos impactos negativos ocasionados pelo descarte incorreto dos resíduos e o aumento dos lucros com a diminuição de aquisição de matéria prima. A logística reversa esta associada ao desenvolvimento sustentável.
Vantagem Ambiental:As empresas contribuem com a preservação do meio ambiente com a utilização da logística reversa, pois, ela busca solucionar o problema do descarte dos resíduos sólidos no meio ambiente, reduzindo a poluição e os desperdícios através da reciclagem, reutilização de materiais, recuperação de produtos e ...
6 principais benefícios da logística integrada para seu negócio
REUTILIZAR – RECICLAR – REDUZIR – LOGÍSTICA REVERSA Por meio de um melhor aproveitamento na destinação dos bens inservíveis, o tema eficiência energética terá assim sua disseminação com exemplos práticos ligados ao ambiente escolar.