O mundo tem muitos rios mais longos, mas você já pensou em qual rio é o mais longo? , Na verdade, medir o comprimento dos rios é muito difícil e a medição dos rios no sentido de comprimento funcionará apenas em aproximações. Existem muitas divergências entre os cientistas sobre qual rio é o mais longo entre o Amazonas e o Nilo. Também estamos listando os rios ao redor do mundo e os dados são baseados no que a maioria dos pesquisadores concorda. Vamos discutir sobre os rios mais longos do mundo.
O comprimento de um rio é definido como a distância entre o afluente mais distante e a foz. Medir isso pode ser muito difícil. Assim, a medida do comprimento de muitos rios é apenas uma aproximação. Por muito tempo, há opiniões dispersas, por exemplo, sobre qual seria o rio mais longo do mundo: o Nilo ou o Amazonas.
É um dos principais rios do nordeste da África. O rio tem uma extensão de 6,650 km, o que o torna o rio mais longo do mundo. A água do rio Nilo é compartilhada por 11 países, nomeadamente Tanzânia, Uganda, Ruanda, Burundi, República Democrática do Congo, Quênia, Etiópia, Eritreia, Sudão do Sul, Sudão e Egito. Um dos rios mais famosos do mundo, localizado na África, foi formado por dois grandes afluentes, o Nilo Branco e o Nilo Azul.
O Rio Ob nasce na divisão federal Krai de Altai, na Rússia, e se divide em dois quando se junta ao Irtysh, na China. Contém mais de 50 espécies de peixe e, além da pesca, o rio é utilizado para irrigação e geração de energia hidrelétrica. No final do século XIX, houve a tentativa de conectar o Ob ao Yenisei, porém, como o caminho via linha férrea era mais prático, a ideia de ligar os dois rios foi descartada.
O décimo maior rio do mundo cresce nas montanhas do oeste da Machúria, na China, da confluência de seus dois maiores afluentes, Shika e Ergune, e flui para o leste formando a fronteira entre China e Rússia. As cidades ao longo do Amur oferecem uma rara visão das vidas de regiões inabitadas de fronteiras: igrejas ortodoxas a uma mera ponte de distância dos templos chineses. Muitas empresas locais operam tours em cidades como Khabarovsk.
O rio mais longo da América do Norte toca um impressionante número de estados: com um afluente distante em Montana, corre pelo norte de Minnesota, depois flui por Wisconsin, Iowa, Illinois, Missouri, Kentucky, Tennessee, Arkansas, Mississippi e Luisiana, exibindo algumas das paisagens mais dramáticas dos Estados Unidos. Com visitas a plantações de antes da guerra, campos de batalha históricos, singulares cidades do sul e cidades icônicas como Baton Rouge, a rota oferece muito em termos de história e cultura. A “American Queen Steamboat Company” oferece navegações nas seções alta e baixa do rio.
O rio Amazonas tem 6,400 km de extensão, o que o torna o segundo maior rio do mundo. O rio também é um dos mais largos do mundo. O rio nasce na América do Sul e termina no Oceano Atlântico. O rio é tanta energia que descarrega 8 trilhões de água de sua foz todos os dias. O ecossistema amazônico também é declarado como 'maior que a vida' e é a floresta tropical mais expansiva do mundo. O rio é conhecido por sua água doce, biodiversidade e oxigênio indispensável, porém, há 15 milhões de anos, acredita-se que o rio Amazonas costumava fluir na direção oposta.
A nascente do rio fica na América do Sul. Ele flui através dos três países, nomeadamente Brasil, Paraguai e Argentina. Se considerarmos a extensão, é o segundo maior rio da América do Sul e um dos maiores rios do mundo. O rio percorre um curso de 3,032 milhas (4,880 km) até se juntar ao rio Uruguai para formar o extenso estuário do Rio da Prata do Oceano Atlântico.
O Nilo é o maior rio do mundo e seu curso perpassa por diversos países africanos como Uganda, Ruanda, Quênia, Etiopia e Egito e, por fim, deságua no Mar Mediterrâneo. Mas fique esperto porque viajar nas águas do Nilo também tem seus perigos: segundo um estudo da National Geographic, cerca de 200 pessoas morrem anualmente no rio por conta de ataques de crocodilos. Ave Maria...
O rio nasce na África. Junto com o 9º maior rio do mundo. O rio, juntamente com todos os seus afluentes, flui ao longo da floresta tropical do Congo, que é a segunda floresta tropical depois da Floresta Amazônica. No passado, também é conhecido como Rio Zaire. É também o terceiro maior rio do mundo em volume de água descarregada. A natureza deu muitos belos lagos ao redor do mundo.
Chamado Rio Amarelo, por sua cor, é o resultado de enormes quantidades de sedimentos soltos na água, este grande rio também é conhecido como o Huang He. Sua bacia é considerada o berço da antiga civilização chinesa, e ainda tem grande valor para o país, tanto praticamente quanto simbolicamente.
Nascendo nos Andes Peruanos, o Amazonas é o maior rio do mundo em volume: com uma descarga de 209.000 metros cúbicos por segundo, o rio tem um quinto do suprimento de água doce do mundo. Seu trecho mais célebre corre pela floresta amazônica, onde a flora densa e tropical é a principal atração. Os tours mais imersivo levam os turistas para ver aldeias que parecem ter parado no tempo e a fauna colorida. A “Sunvil Latin America” oferece um itinerário de nove noites que inclui duas noites em Quito, no Equador, e um cruzeiro de quatro noites pelo rio.
o Ob-Irtysh, também conhecido como o rio Ob, representa um dos três grandes rios siberianos, juntamente com o Yenisei e o Lena. Estende-se das montanhas Altas e desagua no Oceano Ártico.,
É formado a partir da junção dos rios Biya e Katun e mais tarde unido pelo rio Tom nas planícies ocidentais da Sibéria. O rio se divide em mais de um braço depois de se juntar ao grande afluente Irtysh. Da nascente do Irtysh até a foz do rio Ob, o rio flui é o mais longo da Rússia, com 5,410 km.
Este rio corre pela Sibéria ocidental de sua fonte nas Montanhas Altai para acabar no Golfo do Ob. A primeira cidade em seu curso é Barnaul, uma joia escondida na Sibéria de onde é possível explorar as montanhas em uma distância de duas horas. Outro destaque é Novosibirsk, a terceira maior cidade da Rússia, e é uma ótima vitrine da arquitetura industrial da União Soviética. Opções de cruzeiros pelo rio dificilmente chegam a esta região. No entanto, a especialista “InTourist” oferece itinerários que incorporam a cidade de Omsk nas margens do Ob.
As antigas tribos nômades viviam nas margens do Yenisei, que inclui o povo Yugh, o povo Ket, os Kotts, asiáticos e arianos. A profundidade média do rio é de 14 metros, no entanto, em alguns lugares chega a 24 metros. Leia também sobre as incríveis piscinas naturais do mundo.
No Brasil, temos dois rios que ficam entre os gigantes do mundo. Amazonas, que fica um pouquinho atrás do Rio Nilo perdendo a primeira posição por apenas 250 metros e o Paraná, que fica em oitavo lugar.
Cruzando uma dúzia de países, o Nilo é o rio mais extenso do mundo. Das janelas de um navio é possível ver paisagens que permanecem as mesmas desde que a Cleópatra andou pelas margens. Os monumentos mais importantes ficam localizados perto do Nilo, que permanece sendo a fonte primária de água do Egito. A maioria dos cruzeiros pelo Nilo navegam entre as cidades egípcias de Assuão e Luxor, parando para visitas aos templos de Kom Ombo, Edfu e Esna – uma jornada de 200 km cheia de riquezas arqueológicas. Apesar de o número de visitantes ter sido afetado por conflitos e insegurança, há ainda muitas opções.
O 12º rio mais longo do mundo está situado no sudeste da Ásia, com uma extensão estimada de 4,350 km (2,703 milhas). A descarga anual da água 475 km3 de água anualmente. Começando no planalto tibetano, o rio corre da província chinesa de Yunnan, Mianmar, Laos, Tailândia, Camboja e Vietnã. Na China, um rio é conhecido como Lancang Jiang, enquanto na Tailândia e no Laos é chamado de Mae Kong ou Mae Nam Kong, ambos significando “água mãe”.
Os rios Mississippi e Missouri se combinaram para formar o sistema fluvial mais longo dos EUA e da América do Norte. O ponto mais largo do rio tem mais de 11 quilômetros de largura. O rio tem seu ponto mais profundo em Nova Orleans, perto de Argel Point, que tem aproximadamente 61 metros, no entanto, todo o rio pode ser dividido em três seções: o Alto Mississippi, o Médio Mississippi e o Baixo Mississippi. Do alto Mississippi o rio de suas cabeceiras até a confluência com o rio Missouri, mais tarde, o Médio Mississippi é considerado como rio abaixo do Missouri para o rio Ohio e, finalmente, o baixo Mississippi que flui de Ohio para o Golfo do México.
É o terceiro maior rio da Ásia. Ele flui cerca de 5,464 quilômetros antes de desaguar no Mar de Bohai, perto da cidade de Dongying, na província de Shandong. O rio também conhecido como Huang é listado como o segundo maior rio da China, depois do rio Yangtze, com 5,464 quilômetros. É originário das Montanhas Bayankala, na província de Qinghai, no oeste da China, e flui pelas 9 províncias da China e deságua no Mar de Bohai.