Definir normativa para o protocolo de risco lesão por pressão (LPP) em pacientes internados nos Hospitais do Américas Serviços Médicos, tendo como principais objetivos: identificar os pacientes com risco e fatores associados, implementar barreiras de proteção de acordo com o grau de risco e estratificar os pacientes ...
Resumo: Este protocolo é parte integrante do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Foi desenvolvido em conjunto pelo Ministério da Saúde, pela Anvisa e pelo Proqualis/Fiocruz, e aprovado em julho de 2013, tem a finalidade de promover a prevenção da ocorrência de úlcera por pressão (UPP) e outras lesões da pele.
Segundo o NPUAP, o método de classificação mais amplamente revisado, as úlceras por pressão classificam-se: Estádio I – Lesão eritematosa não esbranquiçada em pele intacta. Descoloração, aumento de temperatura, edema ou endurecimento podem ser indicadores.
Realizar curativo oclusivo, após retirada do dreno. Utilizar SF 0,9% para limpeza, álcool 70% para antissepsia; gazes, compressas esterilizadas e atadura para oclusão. Limpeza diária dos fixadores com álcool 70%.
Principais tipos de curativos
Você vai usar apenas água e sabão e ter todo um cuidado especial no processo. Caso prefira não fazer essa lavagem durante o banho, você pode usar uma solução salina e aplicar sabão com a ajuda de uma gaze estéril. Depois de lavada, é imprescindível secar muito bem toda a área da ferida.