O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
O objetivo do NASF é ampliar a abrangência das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade apoiando a inserção da Estratégia de Saúde da Família na rede de serviços a partir da atenção básica.
As possibilidades de profissionais para composição do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) são: assistente social; profissional de educação física; farmacêutico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; profissional com formação em arte e educação (arte educador); nutricionista; psicólogo; terapeuta ocupacional; médico ...
A presença dos médicos veterinários no NASF melhora a qualidade da atenção básica à família. São eles que realizam as visitas domiciliares para diagnóstico de risco à saúde na interação entre seres humanos, animais e meio ambiente.
A Portaria nº 2488, do Ministério da Saúde, que autoriza a inclusão do médico-veterinário no Nasf foi publicada no Diário Oficial da União. A nova determinação permitirá que os secretários municipais de saúde incluam o médico-veterinário nos quadros de atuação para a saúde da família.
O médico veterinário passou a compor a gama de profissionais que podem fazer parte da equipe do NASF em 2011, a partir da Portaria do Ministério da Saúde no 2.
"O conceito de saúde única vem no sentido de verificar que homens e animais convivem no mesmo ambiente e vemos que há um elo indissociável entre essas relações", apontou. Sobre a dinâmica dessas interações, Fred destaca o risco de novas doenças e apela ainda para o uso racional de antibióticos em humanos.
As zoonoses fazem parte desta tríade por estabelecer uma relação direta na transmissão das doenças entre os animais e os humanos, que pode ocorrer por animais domésticos, mas principalmente por animais selvagens, que envolverão muitas vezes a presença de vetores, como os mosquitos, por exemplo.
Resposta. Resposta: A importância vem por questão de sobrevivência, tanto fugindo de predadores como caçando presas.
Daí a necessidade de colaboração interdisciplinar, visando à melhoria da saúde humana e animal. A Saúde Única objetiva a melhoria da qualidade de vida da comunidade, beneficiando a todos, humanos, não-humanos e meio ambiente.
O conceito One Health No português, Saúde Única, o termo trata da integração entre a saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades trabalhando nos níveis local, regional, nacional e global.
O termo “One health” traduzido como Saúde Única é um conceito sugerido para demonstrar a indissociabilidade da saúde humana, animal e ambiental.
O conceito de Saúde Única surgiu para traduzir a união indissociável entre a Saúde animal, humana e ambiental. Neste sentido, olhar o todo torna-se fundamental para garantir níveis excelentes de saúde.
A saúde animal, numa visão ampliada, envolve questões relacionadas a enfermidades dos animais, saúde pública, controle dos riscos em toda a cadeia alimentar, assegurando a oferta de alimentos seguros e bem estar animal.
Atualmente é considerada Saúde Pública todo o conjunto de medidas executadas pelo Estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da população. Em nível internacional, a saúde pública é coordenada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, composta atualmente por 194 países.