Os enfermeiros podem assumir um papel fundamental na prevenção e consciencialização, promovendo a importância do correto cumprimento do tratamento, fundamental para o controlo da asma, bem como fomentando medidas de vida saudável e ensinando como evitar fatores desencadeantes, sobretudo na asma alérgica.
É necessário que o enfermeiro realize a educação do paciente com bronquite da seguinte forma: instruindo o paciente acerca do tratamento medicamentoso, orientando como se deve tomar o antibiótico que foi prescrito pelo médico, estimular o paciente a procurar cuidados médicos se tiver falta de ar, esclarecer que a tosse ...
Intervenções de Enfermagem:
A asma é uma inflamação dos brônquios sem uma causa aparente, mas é possível controlar as crises e até prevenir que elas aconteçam com algumas medidas simples. Mantenha o ambiente limpo. Evite acúmulo de sujeira ou poeira. Tome sol.
A asma é causada por uma hipersensibilidade dos brônquios, na maioria das vezes de causa hereditária. Sua fisiopatologia está relacionada à interação entre fatores genéticos e ambientais.
Evite cheiros fortes "Cheiros fortes e fumaça irritam as vias aéreas e podem desencadear crises de asma", explica a pneumologista Márcia. Se você é ou tem algum familiar asmático, elimine todos esses produtos ou, pelo menos, opte por versões que não possuem aroma.
8 maneiras de controlar a asma
Um excelente remédio natural para asma é o chá de vassourinha-doce devido à sua ação antiasmática e expectorante. No entanto, o xarope de rábano-silvestre e o chá de uxi-amarelo também podem ser usados na asma porque estas plantas medicinais são anti-inflamatórias.
Nas crises leves de asma, é indicado o uso de broncodilatador pelo menos quatro vezes por dia por um período de cinco a sete dias. Durante as crises mais graves é necessário associar um corticoide sistêmico, como: prednisona/prednisolona (via oral) ou metilprednisolona/hidrocortisona (via intravenosa).
5 remédios para rinite alérgica
O tratamento para a sinusite aguda, geralmente, é feito com remédios para aliviar os principais sintomas causados pela inflamação, prescritos pelo clínico geral ou otorrino, no entanto algumas medidas caseiras como lavagem nasal com água e sal ou soro fisiológico, ou inalações a vapor podem ajudar a reduzir os sintomas ...