Nanã
Logun-Edé – é o orixá da riqueza e da fartura, filho de Oxum e Oxóssi, deus da guerra e da água. É, sem dúvida, um dos mais bonitos orixás do Candomblé, já que a beleza é uma das principais características dos seus pais.
Orixás são divindades que representam a força da natureza, conhecida também como axé no candomblé. O termo axé, asé em iorubá, significa força, poder, energia. Ao todo, são 16 orixás, alguns ibejis, que são infantis. ... Todo orixá tem o seu dia da semana, suas próprias representações e ocupações.
Em qualquer terreiro, a entrada dos orixás na festa segue sempre a mesma seqüência da ordem do xirê. Depois de despachar Exu, o primeiro a entrar na roda é Ogum, seguido de Oxóssi, Oba- luaiê, Ossaim, Oxumaré, Xangô, Oxum, Iansã, Nanã, Iemanjá e Oxalá.
Os orixás atendem ao chamado dos pais de santo e das mães de santo e se manifestam através deles. Cada orixá é chamado com um cântico e com um ritmo específicos. Durante o culto, são oferecidos presentes e alimentos diversos a eles. Cada orixá gosta de um tipo de comida e de determinado tipo de presente.
Os orixás na mitologia africana são, em geral, divindades que ordenavam o mundo e estavam presentes, de maneira imanente, nas forças da natureza. Nesse movimento surgiram a umbanda, o candomblé (as duas principais religiões afro-brasileiras) e também outras denominações, como a quimbanda e o xambá.
Os Orixás e os dias da semana
Iemanjá: 02/02 dia de Nossa Senhora dos Navegantes, 15/08 dia de Nossa Senhora da Glória, 08/12 dia de Nossa Senhora da Conceição e 02/02 também o dia de Nossa Senhora das Candeias, seu dia na semana é Sábado. São Cosme, São Damião e Doum(Ibeiji): 27/09 dia de São Cosme e São Damião, seu dia na semana é Domingo.
A quinta-feira é consagrada aos orixás Oxóssi, Ossaim e Logunedé e a Linha dos Caboclos. Saiba as saudações, defumadores, banhos de ervas, velas e orações deste dia. Dia de trabalhos espirituais para diversos fins como saúde, prosperidade, trabalho, proteção para viagens, trabalhos ligados ao amor, etc.
Segundo umbandistas, os Orixás Oxalá e Oxum irão reger o ano de 2021. Para os umbandistas e adeptos ao candomblé, 2021 será um ano regido pelo Orixá Oxalá, que segundo a crendice é o mais velho de todos, o que representa a criação não só do universo como também de todas as coisas, todas as criaturas; é o pai de todos.
Oxóssi
Iansã