EQST

Qual O Objetivo Da RDC 36?

Qual o objetivo da RDC 36?

Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº. 36 de 25 de julho de 2013. Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde e dá outras providências. ... 1º Esta Resolução tem por objetivo instituir ações para a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde.

O que é o RDC?

O Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) é uma modalidade de licitação pública criada no Brasil para atender às necessidades de contratações para obras destinadas aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, e da Copa do Mundo FIFA de 2014, além de obras de infraestrutura aeroportuária em capitais distantes ...

Como a RDC 302 surgiu?

302, de 13 de outubro de 2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O objetivo deste estudo foi realizar uma avaliação normativa em laboratórios de análises clínicas, tendo como base a RDC N°. ... Os laboratórios 2, 3, 4, 6, 9, 11 e 12 foram avaliados como satisfatórios.

O que é controle de qualidade em laboratório?

O controle de qualidade laboratorial é um conjunto de ações que visam proporcionar maior segurança, eficiência e qualidade para a coleta de exames.

Quando não existirem controles comerciais disponíveis pode-se usar formas alternativas de controle como por exemplo as obtidas a partir de materiais de pacientes?

Quando não existirem controles comerciais disponíveis, pode-se usar formas alternativas de controle, como por exemplo, as obtidas a partir de materiais de pacientes; 3. Os controles podem ser analisados em duplicata apesar das amostras dos pacientes não seguirem este procedimento; 4.

Como evitar erros na fase Pré-analítica?

Como evitar erros na etapa pré-analítica

  1. Orientação inadequada sobre o preparo para realização dos exames;
  2. Tempo excessivo de garroteamento das amostras;
  3. Coleta de tubos inapropriada e falta de homogeneização capazes de atribuir índices de recoleta;

Para que um sistema de controle de qualidade seja montado o que o laboratório deve providenciar?

Todo laboratório deve estabelecer e manter um sistema próprio de melhoria da qualidade, considerando o tipo, volume e complexidade dos exames que realiza. Todos os processos envolvidos no sistema devem ser documentados, com os documentos da qualidade sempre disponíveis para uso dos integrantes do laboratório.

Como instruções escritas das rotinas técnicas atualizadas pode se usar?

Questão 2 Como instruções escritas das rotinas técnicas, atualizadas, pode-se usar:

  • Procedimentos Operacionais Padrão (POPs);
  • Instruções de fabricante, instruções de uso e manuais;
  • Manuais das rotinas internas e fluxogramas das atividades;
  • Todas as opções acima.

Como deve ser o sistema de qualidade de um laboratório de análises clínicas?

O controle de qualidade para laboratório de análises clínicas depende de fatores que devem ser mensurados e acompanhados para atingir os resultados. ... Otimização de processos e padronização de técnicas: maneira de se obter resultados fidedignos, consistentes e condizentes com a situação clínica do paciente.

Como realizar controle de qualidade em Parasitologia?

O controle de qualidade em parasitologia clínica inclui: a preparação adequada, armazenamento e preservação dos espécimes submetidos ao diagnóstico; a avaliação permanente dos reativos e reagentes; o monitoramento do equipamento; a correta supervisão e treinamento periódico da equipe técnica e o uso de manuais de ...

Como é feito o controle de qualidade interno e externo?

Em consequência, o controle de qualidade (CQ) é definido como o conjunto de metodologias e procedimentos operacionais que têm como finalidade monitorar o cumprimento dos requisitos específicos da qualidade, sendo dividido em Controle Externo de Qualidade (CEQ) e Controle Interno de Qualidade (CIQ).

Como ocorre o controle externo de qualidade?

De acordo com a RDC 302:2005 da ANVISA, o Controle Externo da Qualidade – CEQ (ou Ensaio de Proficiência), é definido como a ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE SISTEMAS ANALÍTICOS ATRAVÉS DE ENSAIOS DE PROFICIÊNCIA e o laboratório clínico deve realizar CEQ para TODOS OS EXAMES REALIZADOS EM SUA ROTINA.

Qual a vantagem de uma coleta seriada de fezes?

O mérito principal do novo método é o de possibilitar o processamento concomitante das três amostras fecais coletadas de um mesmo paciente em dias diferentes, concentrando todos os parasitas eventualmente presentes em uma única lâmina.

O que é exame de fezes seriado?

Exame parasitológico Seriado: são fornecidos três frascos para coleta, porém sem adição de conservantes; a coleta é feita da mesma forma que o exame de fezes comum, entretanto, tendo atenção para seguir os dias alternados para a realização da coleta.

Porque uma coleta de fezes deve ser feita 3 vezes?

Indicação: o exame parasitológico de fezes é o mais utilizado para o diagnóstico de infestação por helmintos e protozoários em suas formas evolutivas.