OBJETIVO(S) Identificar o crescimento fetal; Diagnosticar os desvios da normalidade a partir da relação entre a altura uterina e a idade gestacional; • Identificar a situação e a apresentação fetal.
A palpação obstétrica faz-se do útero e seu conteúdo e visa o reconhecimento do feto, sua situação, apresentação e posição. Objetivos: - Diagnóstico da gestação; - Identificar número de fetos; - Avaliar tamanho e peso fetal; - Avaliar: SAP.
Avaliação das contrações uterinas, realizando-se a dinâmica uterina (DU) para verificar intensidade, duração e frequência das contrações em um intervalo de 10 minutos; deve ser feita a cada 60 minutos. A DU deve ser analisada com relação ao seu efeito sobre a dilatação, o apagamento e a descida fetal no canal do parto.
o Técnica: Colocar a mulher em decúbito dorsal com a cabeceira elevada (posição de Fowler); ▪ Palpar o pólo cefálico; ▪ Auscultar os BCF por quatro períodos de 15 segundos e calcular a média (Obs.: não deve estar com contração uterina);
Geral: - determinação do peso e avaliação do estado nutricional da gestante; - medida e estatura; - determinação da freqüência do pulso arterial; - medida da temperatura axilar; - medida da pressão arterial; - inspeção da pele e das mucosas; - palpação da tireóide; - ausculta cardiopulmonar; - exame do abdome; - exame ...
Exame físico geral detalhado, incluindo pressão arterial, altura e peso, é realizado primeiro....Exame físico
Nessa consulta, o médico analisará toda a vida da gestante, como doenças preexistentes, cirurgias e gestações anteriores, hábitos de vida, alimentação, além de tirar dúvidas e orientá-la sobre como é o processo natural da gestação. Essas informações são muito importantes para tranquilizar a futura mamãe.
A RECEPÇÃO São avaliados os batimentos cardíacos da gestante, a marcação das contrações e é feito o exame de toque, para checar a dilatação. O procedimento vai sendo repetido conforme o parto se aproxima.
O exame deverá ser realizado em ambiente privativo e com toda gentileza possível. 9a) Paciente SEM queixa de perda líquida ou sanguínea: exame especular pode ser realizado com lubrificante.
A dor que a mulher sente durante o trabalho de parto e parto é única para cada mulher e é influenciada por vários fatores. Estes fatores incluem cultura, ansiedade e medo, experiência anterior de parto, preparação para o parto e suporte oferecido durante este processo(5).
Estimular as técnicas de conforto. Ajudar a parturiente a mudar de posição. Orientar a paciente a caminhar, agachar, ficar semi-sentada, manter-se em decúbito lateral, auxiliar no banho de aspersão, • Rever e ensinar técnicas de respiração adequadas. Administrar medicações prescritas, caso necessário.
7 Formas de Acelerar o Trabalho de Parto