Instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos
O que é qualidade da água? Por intuição, achamos que a água boa para o consumo deve ser cristalina, sem gosto e sem odor. ... Por isso, além de não ter sabor, cheiro e cor, as águas consumíveis devem estar enquadradas em parâmetros mais específicos de qualidade, que são determinados pelo Ministério da Saúde.
Os indicadores de qualidade física são cor, turbidez, temperatura, sabor e odor. A cor denuncia a existência de substâncias em solução, geralmente material orgânico. ... A temperatura é um indicador importante, visto que interfere nas propriedades da água, como oxigênio dissolvido, densidade e viscosidade.
i) Oxigênio Dissolvido (OD): é indispensável aos organismos aeróbios; a água, em condições normais, contém oxigênio dissolvido, cujo teor de saturação depende da altitude e da temperatura; águas com baixos teores de oxigênio dissolvido indicam que receberam matéria orgânica; a decomposição da matéria orgânica por ...
A água vem das chuvas, cai sobre as matas e solos. É absorvida pela vegetação e, por evaporação e transpiração das plantas, volta para a atmosfera. Mais chuvas acontecem e são formadas as nascentes, rios e lagos. Desses mananciais captamos a água que vai passar por estações de tratamento e chegar limpa às nossas casas.
Como a água chega nas casas? A água é transportada dos mananciais ou represas até as estações de tratamento através de tubos muito grandes chamadas adutoras. ... Depois disso, ela é conduzida para outras tubulações que ligam às caixas d água e reservatórios que abastecem a cidade.
A água que chega às nossas casas começa por ser captada em meio hídrico – pode ser captada à superfície, em rios e albufeiras, ou no subsolo em lençóis de água, através de furos ou poços. O próximo passo é levar a água para as Estações de Tratamento de Água ( ETA) onde ela é tornada adequada para consumo.
Má qualidade da água, destino inadequado do lixo, má deposição de dejetos e ambientes poluídos são decorrências da falta de saneamento e fatores cruciais para proliferação de doenças. Consequência da falta de saneamento básico: riscos à saúde da população.
Água potável é aquela que pode ser consumida pelos humanos e animais por não causar nenhum risco à saúde. Basicamente ela não possui cor (incolor), sabor (insípida), nem cheiro (inodora), além de ser livre de qualquer tipo de poluente ou contaminação.
Sua potabilidade pode ser verificada através de análise de água para poço semi artesiano. Para uma água ser considerada potável ela não pode ter gosto, devendo ser insípida; não pode ter cheiro, ou seja, inodora; e não pode ter cor, devendo ser incolor.
A forma mais eficaz de testar a água é enviando-a para um laboratório. A equipe do laboratório pode informar as concentrações de contaminantes e, além disso, é capaz de detectar mais contaminantes do que um teste caseiro. Para encontrar um laboratório na sua região, consulte a prefeitura ou alguma universidade local.
Para a análise microbiológica/físico-químico deve-se utilizar uma torneira inserida no conduto ascendente do poço deixando a água escorrer antes da coleta inicialmente por 2 minutos e depois por aproximadamente 5 minutos.
Sim, a potabilidade da água de poço artesiano é feita através da correção de compostos químicos e físicos contidos na água, utilizando-se um filtro específico com adição do cloro para desinfecção. O processo de desinfecção pode ser feito com a bomba dosadora automática de cloro, sistema ultravioleta ou ozônio.
Coleta para análise de água de poço artesiano e semi-artesiano. Para a coleta de análise de água microbiológica ou físico-química, é indicado usar uma torneira no conduto ascendente do poço. Nesta torneira de descarga, é preciso deixar a água correr antes da coleta ao longo de 5 minutos.