25 - Prodens.
Número 24: Incisivo central. Número 25: Incisivo central. Número 26: Incisivo lateral.
Um dente pode assim ser identificado de acordo com o quadrante em que esta localizado (p. ex., dente superior direito ou dente inferior esquerdo). Tanto na dentição decídua como na permanente, os incisivos podem ser distinguidos de acordo com a sua relação com a linha mediana.
Geralmente, são 4 os dentes do siso, mas nem todas as pessoas os têm. Também conhecidos como os terceiros molares, são os últimos a nascer e geralmente são extraídos, para que não perturbem o alinhamento do restante dos dentes e maxilares. Os dentes do siso não têm, no fundo, qualquer função relevante na boca.
Dentes do siso
O primeiro e o segundo pré-molares são os molares que ficam ao lado dos caninos. As crianças pequenas não têm dentes pré-molares. Aparecem primeiro como dentes permanentes quando as crianças têm entre 10 e 12 anos de idade . Os molares são os maiores de todos os dentes.
Os terceiros molares (dentes de siso) apresentam-se, na maioria das pessoas, em número de (04) quatro. Sendo (02) dois superiores (um direito e um esquerdo) e (02) dois inferiores (um direito e um esquerdo). Geralmente esses dentes sofrem erupção, ou seja, “nascem”, em torno dos 17 aos 20 anos de idade.
Os dentes sisos (terceiros molares) são os últimos dentes a se formarem em nossas bocas.
Problemas com o dente do siso Ou seja, é verificada uma situação em que os tecidos moles ao redor do dente do siso se tornam inflamados devido à erupção do dente. No caso de impactação dentária, o dente do siso pode causar dor de cabeça ou enxaquecas, dores nos maxilares e, por vezes, provocar também dor de ouvido.
A compressa com gelo ou bolsa térmica gelada nas primeiras 24 horas também é muito importante para evitar ou diminuir o inchaço proveniente da extração. Outra recomendação é evitar a exposição ao sol e não fazer o consumo de álcool e tabaco antes da retirada dos pontos.
De acordo com a cirurgiã buco-maxilo-facial Adriane Maia (CRORJ 26723), uma extração mal feita pode causar infecções. As consequências são fraturas na mandíbula e no maxilar, perda óssea excessiva e hemorragias. Em casos mais sérios, a retirada de um dente feita de forma errada pode até mesmo levar à morte.
Quando existem 4 sisos, o dentista pode extrair todos de uma vez? Segundo a profissional, não existe nenhuma contraindicação direta para a remoção dos 4 dentes em um único procedimento cirúrgico.