Devemos utilizar o verbo DISPENSAR – com I, sempre que formos nos referir ao ato de não precisar mais de algum serviço ou de alguém. Quando abrimos mão de alguma coisa estamos dispensando essa coisa. A escrita correta é escrita com I na primeira sílaba. O verbo significa também:
Dispensa ou despensa? As duas existem na Língua Portuguesa e estão corretas. Entretanto, possuem significados completamente diferentes. Enquanto uma se refere a determinada parte de uma casa (despensa), outra é uma permissão para isenção (dispensa).
Dispensa pode ser também a forma do verbo dispensar conjugado na 3.ª pessoa do singular do presente do indicativo ou na 2.ª pessoa do singular do imperativo.
Dispensa é, assim, sinônimo de isenção, desobrigação, licença e permissão, bem como de demissão e despedimento, entre outras.
O substantivo feminino despensa tem uma origem incerta, podendo ter sua origem no verbo despender, que significa gastar. Assim, alguns dicionários registram a palavra despensa como sinônimo de despesa.
As palavras dispensa e despensa são palavras parônimas, ou seja, são escritas de forma parecida e são pronunciadas de forma parecida, mas os seus significados são diferentes.
Por sua vez, despensa, grafado com “e”, refere-se a um lugar onde normalmente se armazenam produtos e objetos que serão utilizados em algum momento. Também é um substantivo feminino e pode ter como sinônimos copa ou armazém, por exemplo.
Dispensa é um substantivo feminino que indica permissão para não executar uma determinada ação, dever ou obrigação. Pode significar ainda uma rescisão entre empregador e empregado.
Agora que você já sabe a diferença de significados entre “dispensa” e “despensa”, continue seus estudos sobre a língua portuguesa e aprenda quando usar descrição ou discrição!
Curtiu este post? Então fique de olho para mais dicas como essa no Blog do Stoodi! Aproveite nossas videoaulas e exercícios especiais para você mandar bem nas provas de português!
A palavra dispensa é formada por derivação regressiva do verbo dispensar, ou seja, não por acréscimo, mas sim por subtração do sufixo verbal -ar. O verbo dispensar, por sua vez, tem sua origem na palavra em latim dispensare, devendo assim ser escrito com i na primeira sílaba.
O substantivo feminino “despensa”, com “e”, é utilizado para nomear um cômodo, armário ou espaço separado no qual são guardados os mantimentos e demais utensílios usados para a manutenção da casa ou de determinado local (loja, empresa, restaurante etc.).
Dispensa e despensa são consideradas palavras parônimas. Ou seja, possuem uma grafia semelhante, a pronúncia é próxima, mas o significado é bastante diferente. Isso é muito comum em várias outras palavras da Língua Portuguesa, principalmente aquelas que possuem apenas as letras “e” e “i” como diferença.
O substantivo feminino dispensa indica uma permissão para não executar um dever ou obrigação. Pode significar também uma rescisão de um contrato de trabalho por parte da entidade empregadora.
Dispensar indica o ato de não precisar de algo, abrindo mão disso. Indica também o ato de mandar embora, de desobrigar de algum dever ou obrigação e de conceder dispensa. Assim, é sinônimo de prescindir, recusar, rejeitar, renunciar, despedir, isentar, desobrigar, conceder e dar, entre outros.
A nível de ou em nível de? - Qual expressão é correta?
Dispensa pode ser ainda a conjugação do verbo na segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo.
No vocabulário da Língua Portuguesa, algumas palavras costumam gerar muitas dúvidas nos falantes e escritores. Alguns casos, como a utilização de “i” ou “e”, apesar de sonoramente serem sons semelhantes, podem mudar completamente o significado dos vocábulos.
É o particípio passado do verbo despender, significando dar, espalhar, que provém do latim dispendere, gastar, distribuir. Não existe o verbo dispender, embora exista dispêndio e dispendioso. Também se diz atenção dispensada, dada, concedida. Explica-se dispendida por analogia com dispensada; também começada por dis-.
Esta expressão é usada maioritariamente no final do corpo do texto da carta, para agradecer por algum pedido ou solicitação de forma antecipada. Poderá ser substituída por outras expressões equivalentes: Agradeço antecipadamente a atenção dispensada. Agradeço previamente a atenção dispensada.
Como demitir um funcionário de forma correta?
O roteiro de como pedir demissão: o que falar em 13 passos
Não ser claro sobre o motivo do desligamento Em momentos de crise mais acentuada, como agora, é mais fácil justificar a demissão de parte da equipe com frases, como “a empresa está passando por uma fase difícil”. Mesmo assim, é importante ser mais preciso sobre a escolha de quem fica e quem sai.
Como desligar um colaborador sem prejudicar a sua empresa
Seja sincero Independente do motivo pelo qual você saiu do seu emprego, seja sincero com o recrutador. Dê uma breve explicação sobre a situação, mas sem entrar em grandes detalhes. Se você foi demitido por justa causa, não esconda.
Dicas para conduzir um processo de desligamento
Confira abaixo:
Para mostrar ao recrutador que você está comprometido com essa mudança após a demissão, siga esses passos:
Fale da sua experiência Falar sem medo da sua demissão mostra que você tem maturidade e sabe lidar com a situação. E se a demissão não foi nada amigável, mostre sua maturidade falando honestamente sobre por que você saiu da última empresa mas seja breve e foque no positivo, se possível.
Saída do último emprego: conhecendo o passado
As razões para se deixar um trabalho são várias. Um mau patrão, um mau ambiente de trabalho, falta de reconhecimento, ordenados em atraso, baixos ordenados, insatisfação com o trabalho, final de contrato, despedimento, etc.
Saiba como dizer que já foi demitido na entrevista de emprego
Para começar, é muito importante dizer que você nunca deve mentir sobre as suas qualidades e defeitos....Qualidades
Exemplos de defeitos para entrevista de emprego
Defeitos para entrevista de emprego - Sou uma pessoa ansiosa, mas não deixo isso atrapalhar em meu trabalho. Busco controlar a ansiedade com sessões de relaxamento e delegando as tarefas devidamente. - Tenho má memória, por isso anoto todo tipo de informação para não perder o controle sobre a minha a rotina.
Como falar dos seus defeitos em uma entrevista de emprego?
Exemplos de como falar dos seus pontos fracos na entrevista de emprego: A sua resposta a essa pergunta deve seguir a estrutura que contamos anteriormente: fale do seu ponto fraco, diga o que está fazendo para resolver e, se possível, cite uma situação na qual você precisou superá-lo.
Cachorro, Urso, Cavalo Quem se identifica com os cães, ursos e cavalos em geral são pessoas esforçadas e sóbrias. Quem tem este perfil psicológico é confiável e busca sempre fazer o melhor, visando subir na carreira. Não têm um perfil de liderança, mas podem atuar muito bem em supervisão.
Qual seu maior defeito O que o entrevistador espera é uma resposta sincera, mas cuidado para não passar uma má impressão, o ideal é que você cite um defeito e uma solução que já adotou para amenizar o impacto disso nas suas tarefas, um exemplo: “Sou um pouco desorganizado.
10 qualidades para mencionar na entrevista de emprego
Os defeitos de uma pessoa são algo que ninguém escapa e que, dependendo da atitude de combatê-los ou coexistir com eles, pode limitar ou influenciar muitos aspectos da vida. Inveja, ganância, cinismo, raiva …
Uma qualidade é uma característica positiva que uma pessoa apresenta. Já um defeito, seu contrário, é uma característica negativa.