Resposta. 1- Porque o Japão queria expandir o território e manter o domínio da região da Manchúria,conquistada pouco antes da II Guerra Mundial. 2- Os EUA declarou guerra ao Japão porque este bombardeou a base de Pearl Harbor (para diminuir a frota norte americana).
Uma das principais causas da Segunda Guerra Sino-Japonesa foi o interesse do Império Japonês em anexar áreas da China ao seu território. Naquela época, os japoneses tinham uma política de governo de caráter militarista e pretendiam começar uma nova etapa do colonialismo.
Resposta. O Japão entrou na Primeira Guerra ao lado da Entente para conquistar as às colônias da Alemanha.
O Império do Japão pretendia o ataque como uma ação preventiva para impedir a Frota do Pacífico dos Estados Unidos de interferir em suas ações militares planejadas no sudeste da Ásia contra territórios ultramarinos do Reino Unido, Países Baixos e Estados Unidos.
Qual foi a causa da Primeira Guerra Mundial? O fato que deflagrou a Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e sua esposa no dia 28 de junho de 1914. O arquiduque e sua esposa foram mortos a tiros em Sarajevo, capital da Bósnia.
A partilha da África e Ásia, nacionalismos, concorrência econômica, corrida armamentista foram as principais causas(motivos) para a ocorrência da primeira guerra mundial.
O evento trágico foi resultado das inúmeras causas da Primeira Guerra Mundial. Entre os fatores estão a rivalidade econômica e os ressentimentos guardados por fatos ocorridos no passado, além das questões nacionalistas. O principal estopim da guerra foi Atentado de Sarajevo, capital da Bósnia, em 28 de junho de 1914.
Confrontam-se dois grupos de países organizados em pactos antagônicos: a Tríplice Aliança, liderada pela Alemanha, e a Tríplice Entente, que vence a guerra, encabeçada pela França.
Resposta
Lista de guerras por número de mortos superior a 10 milhões
Em 11 de novembro de 1918, armistício entre Alemanha e Aliados encerrava o grande conflito após quatro anos de matança.
A primeira guerra mundial chegou ao fim quando um tratado de paz foi assinado. ... O tratado documentava o acordo de paz e taxava a Alemanha como a responsável pelo conflito mundial e estabelecia as despesas, multas e exigências políticas, militares e econômicas que deveriam ser cumpridas pelo país.
11 de novembro de 1918
Não há dúvidas que a Alemanha foi a grande derrotada na Primeira Guerra. Quando a guerra acabou, Inglaterra, França e seus aliados foram aparentemente os grandes vencedores.
A Primeira Guerra Mundial encerrou-se como resultado do esfacelamento das forças da Tríplice Aliança. Bulgária, Áustria-Hungria e Império Otomano renderam-se, sobrando apenas a Alemanha. O Império Alemão, arrasado pela guerra, também se rendeu após uma revolução estourar no país e levar ao fim da monarquia alemã.
Então a Alemanha perdeu a Primeira Guerra Mundial porque o exército francês foi capaz de escapar da armadilha feita pra eles pelo Plano Schlieffen, redirecionarem suas forças para Marne, e pararem o avanço alemão em setembro de 1914. ... Ainda assim, a derrota alemã não estava garantida.
Resposta. Pelo simples fato , de que na morte , não há vitória , enfatizando principalmente a morte de impuberes e inocente seres vivos .
O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial. Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos.
Recebeu esse nome pois os exércitos da Frente Ocidental se protegiam em extensas linhas de trincheiras (de terras) que eles mesmo cavavam. Foi também a fase mais mortífera da guerra. Além do poder das armas, a própria trincheira era outra inimiga para os soldados que se amotinavam naquele espaço insalubre.
Resposta: Nao existe culpado porque a primeira guerra mundial foi resultados de atritos provocados pelo imperialismo entre as grandes potencias europeias.
O explicado nestes dois últimos parágrafos é o motivo do qual muitos historiadores deduzem a responsabilidade da culpabilidade da 1ª Guerra Mundial: A Alemanha, unicamente a Alemanha, é a culpada, por ter dado carta branca a tudo. Foi esta também a base para a condenação da Alemanha no Tratado de Versalhes.
Entre as sanções impostas aos alemães havia: a perda de suas colônias na África, a devolução da Alsácia-Lorena á França, a perda de parte de seu território para a recém-criada Polônia, a desmilitarização das Forças Armadas; e o pagamento de indenização de guerra aos Aliados.
O fato que deu início à Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em 28 de junho de 1914, na capital da Bósnia, Sarajevo. Francisco Ferdinando era herdeiro do trono do Império Austro-húngaro e foi assassinado pelo militante da organização secreta sérvia Mão Negra, Gavrilo Princip.
A Primeira Guerra Mundial foi um conflito armado que ocorreu entre 1914 e 1918 com as principais potências da Europa. ... A disputa por territórios coloniais na África e na Ásia pelas potências europeias estava relacionada à necessidade de manter territórios ricos em matérias-primas necessárias à grande indústria europeia.
Resposta. Resposta: por que com a divisão de países da Africa e Ásia do neocolonialismo eles consequentemente disputaram para obterem mais expansão imperialista, que foi um dos combustíveis para o começo da primeira guerra.
Primeira Guerra Mundial | CPDOC. A causa imediata da eclosão do conflito foi o assassinato em Sarajevo, em 28 de junho de 1914, do herdeiro do trono austro-húngaro, arquiduque Francisco Ferdinando, por um militante nacionalista sérvio.