TEORIA FINALISTA E TEORIA MAXIMALISTA DO DIREITO DO CONSUMIDOR. O Código de Defesa do Consumidor adota a Teoria Finalista, segundo a qual somente pode ser considerado consumidor, para fins de aplicação do CDC, o destinatário fático e econômico do bem ou serviço, seja ele pessoa física ou jurídica.
Enquanto a teoria maximalista entende que o destinatário final é qualquer consumidor que adquire um produto, não importando se é pessoa física ou jurídica, ou se vai obter algum lucro. Assim, para a teoria maximalista é necessário apenas retirar o produto ou serviço do mercado não importando a sua finalidade.
Significado de fornecedor Aquele que fornece. Pessoa ou estabelecimento de que se compra normalmente.
Um processo industrial depende diretamente do papel do fornecedor. É ele que fornecerá os recursos e matérias-primas necessários para produzir o produto final, que chegará até o consumidor. O fornecedor está, portanto, inserido na cadeia de suprimentos, um ciclo composto por diversas fases.
Um bom fornecedor é aquele que tem a tecnologia para fabricar o produto na qualidade exigida, tem a capacidade de produzir as quantidades necessárias e pode administrar seu negócio com eficiência suficiente para ter lucros e ainda assim vender um produto a preços competitivos.
Como fazer uma boa seleção de fornecedores
Para que uma empresa funcione bem, toda a operação precisa estar alinhada a um gerenciamento adequado de todas as partes envolvidas. Nesse contexto, a gestão de fornecedores é fundamental, porque garante o bom funcionamento dos fluxos que dependem desses stakeholders na rotina de uma empresa.
Fornecedores Monopolistas – São os fabricantes de produtos e prestadores de serviços exclusivos atuantes dentro do Mercado.
Ter vários fornecedores pode trazer benefícios no curto prazo, como redução de custos, já que a empresa compradora passa a ter poder de barganha. A empresa pode comparar preços, exigir descontos, ou ameaçar comprar de outro fornecedor. ... Portanto, ter vários fornecedores reduz dependência excessiva deles.
Já o fornecedor imediato, também denominado fornecedor direto, é aquele que comercializa o produto ou, ainda, presta diretamente o serviço, mesmo que venha a se utilizar de mandatário, preposto ou empregado.
Fornecedores precisam ser parceiros de negócio! É preciso compreender a importância dos fornecedores e estabelecer uma relação sincera e verdadeira com eles. Importante: É recomendável possuir mais de um fornecedor por produto, para que não haja a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento.
Quais os 6 critérios principais da seleção de fornecedores?
5 dicas para escolher um bom fornecedor