O rabanete é uma hortaliça da família Brassicaceae, a mesma da couve, da couve-flor e do brócolis, mas ao contrários destas, a parte mais consumida do rabanete são as raízes De origem mediterrânea, ele era apreciado na antiguidade em regiões como Egito, Síria, Grécia e Roma.
Requerem boa luminosidade e a forma de propagação é por semente. A produção de rabanetes no Brasil concentra-se principalmente nas regiões Sudeste e Sul.
Ame ou odeie, o rabanete é um ingrediente com sabor marcante e recheado de benefícios. Prima da couve e do repolho, essa hortaliça oferece vitaminas e minerais, além da água, que o proporciona função diurética. “Seus antioxidantes previnem o envelhecimento precoce e a produção de radicais livres.
A casca do rabanete, muitas vezes descartada, fornece benefícios ao organismo quando ingerida, pois é considerada fonte de antocianinas (componente importante para a saúde do cérebro).
A casca e o miolo do rabanete japonês fazem dele uma hortaliça memorável. Isso porque tem um formato longo e inteiro branco, além de sabor picante.
De acordo com a nutricionista Mariana Duro, as folhas do rabanete fazem parte desse grupo de alimentos que não podem ser descartados, pois são altamente nutritivas. "As folhas de rabanete possuem vitamina C, ferro, cálcio, fósforo e ácido fólico, substâncias fundamentais para as funções do nosso organismo.
Versátil, pode ser comido cru, cozido, assado. Pode servir como conserva, compor a salada e muitos pratos, como cuscuz e macarrão. Quem não gosta do sabor meio amargo do rabanete, pode optar, por exemplo, por fazê-lo assado, ou misturá-lo, na salada, com abacate. São muitas as opções.
Como saber que está estragado? Sempre verifique o aspecto e o cheiro dos rabanetes, notando algum cheiro estranho que não é característico, ou manchas pretas ou mofo, não coma, pois mofo pode ser perigoso para sua saúde. Descarte.
“O rabanete possui também efeito diurético, prevenindo infecções no sistema urinário, e ação desintoxicante, purificando o sangue e eliminando toxinas do nosso organismo”, lembra a nutricionista. Esta hortaliça é fonte de antocianinas, que têm ação antioxidante e previnem doenças cardiovasculares.
O rabanete é fonte de vitamina C e contém uma boa quantidade de potássio, sódio e magnésio.
Rúcula ajuda na saúde dos olhos e ossos: veja 6 benefícios
Para preservar os nutrientes e os benefícios, o agrião deve ser consumido preferencialmente cru, puro ou junto com outros alimentos em uma salada, por exemplo. A folha crua também pode ser acrescentada a sopas. O agrião pode ser cozido a vapor ou ser base para molhos de massas, como macarrão e lasanha.
Contraindicações e efeitos colaterais O agrião pode provocar aborto, irritações no estômago e em vias urinárias. O alimento é contraindicado para consumo em qualquer forma para gestantes em início de gravidez.
Dessa hortaliça aproveitam-se as folhas e os talos. O principal valor nutritivo do agrião está, em grande parte, nos talos. Um dos erros que muitos cometem é, pois, o de comer só as folhas e desprezar os talos, que incorporam importantes princípios ativos.
Modo de preparo Passar no liquidificador 1 maço de agrião fresco e depois acrescentar 1 colher de sopa de mel e suco de 1 limão. Em seguida, levar a mistura ao fogo brando até engrossar e adquirir uma consistência pastosa. Recomenda-se tomar 1 colher (de sopa) deste xarope, de 3 a 4 vezes ao dia.
Segundo ela, durante a época de frio – inverno e outono –, essa verdura tem um valor diferenciado para a saúde, pois é uma excelente fonte de minerais. O agrião é rico em magnésio, cálcio, ferro e também em vitaminas do complexo B – como o acido fólico –, vitamina C e vitamina A, explica a nutricionista.
O suco de laranja e agrião para aumentar a energia é um excelente remédio caseiro para indivíduos que se sentem cansados, fracos e sem vontade de realizar as suas tarefas diárias. Este suco apimentado de laranja não só é bastante rico em nutrientes, como também fortalece o organismo e aumenta os níveis de energia.
Seus benefícios para o corpo são inúmeros: o consumo do manjericão combate cansaço, depressão, enxaqueca e insônia; é eficaz também na cura de laringite e faringite; ajuda a diminuir a febre; combate a acne; ativa o sistema imunológico; desinflama aftas; possui propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes; ...
3 - Previne o diabetes: Uma das maiores indicações do consumo de agrião é para o controle das taxas de açúcar no sangue. Suas propriedades nutricionais se tornam eficazes para diminuir a glicose e prevenir o diabetes.