O músculo latíssimo do dorso tem origem nos processos espinhosos das seis últimas vértebras torácicas e todas lombares, crista do sacro, terço posterior da crista ilíaca e face externa das quatro últimas costelas e inserção de forma lateral no sulco intertubercular do úmero.
Modificações degenerativas na coluna dorsal, o que significa isto? Alterações degenerativas dizem respeito a mudanças que ocorrem por desgaste das articulações e são, de maneira geral, irreversíveis. Todos os seres humanos sofrem, em menor ou maior grau e pode haver inicio precoce ou tardio.
Diagnóstico diferencial. Espondilose degenerativa lombar é um conjunto de patologias relacionadas ao processo de degeneração da unidade funcional da coluna, associadas a síndromes clínicas como doença degenerativa discal (DDD), dor discogênica, osteoartrite facetária ou instabilidade segmentar.
Essas alterações incipientes podem estar relacionadas a desgastes iniciais dos disco, inicio da formação de osteofitos ( bicos de papagaios), geralmente não requerem tratamento neurocirúrgico, mas tratamento especifico com medicações e fisioterapia para controle de dores, procure um especialista para ser examinado e ...
Alterações espondilodiscais indicam sinais degenerativos na coluna envolvendo tanto o osso ("espondilo") quanto os discos intervertebrais.
Veja os 9 principais tratamentos para um paciente com desgaste no quadril:
Osteófitos podem formar-se nas arestas da articulação, popularmente chamados de "bico-de-papagaio". Quando a cartilagem se desgasta completamente, os ossos esfregam-se diretamente uns aos outros, causando muita dor durante o movimento. A capacidade de girar, flexionar ou estender o quadril poderá ser perdida.