Para acionar o sistema, o condutor simplesmente aperta o interruptor do freio de estacionamento eletrônico (ou o puxa, em alguns carros). Isso envia um sinal para a unidade de controle do sistema, que por sua vez envia um sinal para ativar os motores elétricos nas pinças de freio traseiras.
A função principal do freio de mão é impedir o carro de se movimentar enquanto está estacionado, mas disso todos já sabemos. Porém existe além dessa uma função muito importante que esse mecanismo exerce, ele pode ajudar o motorista a arrancar em subidas fortes.
O freio de estacionamento evita que o veículo se mova através do travamento/bloqueio mecânico de duas rodas. O controle do freio de estacionamento está localizado no console do túnel, entre os bancos.
O chamado freio de mão atua diretamente nas rodas traseiras do carro, fazendo com que tenhamos uma maior segurança quando estacionamos o carro.
Ele só deve ser acionado com o veículo parado ou pode danificar os pneus e seu próprio sistema. Por isso, é bom ficar sempre atenta para não sair por aí com o freio puxado. Para preservar as peças, é preciso puxar a alavanca suavemente. "Não precisa puxar com força ou você pode estrangular o cabo.
A recomendação é que seja feita a cada 15 ou 20 mil quilômetros, ou de acordo com o manual do fabricante. Fique atento à luz do sistema de freio localizada no painel do veículo, se ela continuar acesa com o carro em movimento significa avaria no sistema de frenagem.
É aconselhável sempre que o veículo estiver parado. Em um cruzamento ou em um farol, onde o tempo de parada for mais longo, procure usar o freio de mão. Com o veículo parado em aclives não é recomendável segurá-lo no pedal da embreagem, pois isso desgasta a mesma.
O mais comum de se andar com o freio de mão puxado é partida e saída com o carro bloqueado. ... Então, quando engatado e saindo, os freios bloqueados tendem a travar tambor e discos para se evitar a saída. Isso força todo o freio traseiro do carro, que assim pode acabar quebrando com essa saída bloqueada.
Nessas situações, é altamente contraindicado que você desça toda a serra com o pé no freio, segurando o veículo. Isso se dá pelo fato de que, caso faça isso, provavelmente ocasionará um superaquecimento nos freios, o que prejudicará o seu funcionamento em momentos que for mais preciso.
A distância de frenagem é aquela que o veículo percorre a partir do momento em que o motorista pisa no freio até sua parada total.
Conte com um exemplo específico. Suponha que você esteja novamente se movendo a uma velocidade de 50 km / he que tenha ocorrido uma situação na qual você precise frear rapidamente. Consideramos a distância de frenagem da seguinte forma: 50/10 * 50/10 / 2 = 5 * 5/2 = 12,5 metros.
De forma geral, o método trata-se de obter a distância em metros (D) através da divisão da velocidade (V) ao quadrado, em quilômetros por hora, que o veículo utilizava no momento da frenagem, pelo coeficiente de atrito (250μ). Quer saber tudo sobre como Calcular a Frenagem de um Automóvel?
Calcular a distância entre dois pontos em um espaço de uma dimensão é uma tarefa simples. Para isso, basta usar a fórmula d = |x2 - x1|. Nessa fórmula, você deve calcular a diferença entre x1 e x2 e depois tirar o módulo (valor absoluto) do resultado para encontrar a distância entre x1 e x2.
Distância Percorrida: A distância percorrida, como o próprio nome diz, é a medida de toda a trajetória percorrida por um móvel. Ou seja, quando maior for a trajetória, maior será a distância percorrida. A distância é uma grandeza escalar, portanto o seu valor tem que ser maior ou igual a zero.