Por meio do processo de armazenagem, a companhia consegue definir locais para a movimentação de mercadorias, otimizando todo o fluxo. Isso é muito importante para as operações do negócio. Os locais centralizados facilitam o recebimento, a preparação e o envio de produtos aos consumidores.
O layout ou leiaute é uma estratégia que tem como objetivo ampliar a qualidade e eficiência de um processo produtivo. Via de regra, ele está intimamente relacionado à maneira como máquinas, equipamentos e pessoas são distribuídas em um espaço físico.
Em suma, objetivo básico do layout é garantir um bom fluxo de trabalho, material e informações por meio de um sistema, ou seja, garantir uma distribuição eficaz de recursos, ferramentas e pessoas dentro da empresa.
Modo de distribuição e arranjo dos elementos gráficos num determinado espaço ou superfície. Plural: layouts.
2.
Além dos objetivos, o Arranjo Físico contempla alguns princípios fundamentais, tais como o da integração; da mínima distância; obediência ao fluxo de operações, evitando retrocessos, interrupções e cruzamentos na seqüência do fluxo produtivo; uso das três dimensões; satisfação e segurança e o princípio da flexibilidade ...
2) ARRANJO FÍSICO DE UMA FÁBRICA OU DE UM DEPARTAMENTO - É a disposição das unidades individuais de produção (maquinas), postos de trabalho e locais de armazenagem, relacionados entre si. - É nesse estudo que estamos mais de perto interessados, sendo que os detalhes serão desenvolvidos a seguir.
O arranjo físico de uma fábrica pode ser classificado em quatro tipos comuns: layout fixo, layout funcional, layout celular e layout linear. A escolha do tipo do layout depende de basicamente dois critérios: volume de produção e variedade dos produtos.
A escolha do arranjo físico de uma organização é uma decisão delicada e de central importância. Esta decisão envolve o posicionamento dos recursos produtivos, pessoal, máquinas e materiais, depende principalmente de duas variáveis: volume e variedade.
Este tipo de arranjo físico consiste em agrupar todos os processos e equipamentos do mesmo tipo numa mesma área e também operações e montagens semelhantes são agrupadas num mesmo local. O material se desloca buscando os diferentes processos.
Controle de produção de padaria: 6 dicas para evitar prejuízos
O arranjo físico por produto, também denominado linha de produção ou linha de montagem, procura definir a sequência em que os recursos produtivos devem ser dispostos de modo a processar o produto, cliente ou informação.
O arranjo físico também é extremamente importante para promover a segurança no ambiente de trabalho, pois garante o oferecimento de condições laborais mais seguras, evitando possíveis acidentes e doenças profissionais.