Ajuda a organizar ideias e articular argumentos. A boa escrita é ainda uma excelente maneira de organizar ideias e articular argumentos. Pode-se encarar o ato de escrever, basicamente, como a transcrição de pensamentos em realidade.
Transmite confiança e seriedade. Escrever bem não se resume apenas à difusão de ideias. É também uma habilidade capaz de transmitir confiança. Um candidato com um português impecável, por exemplo, causa imediatamente uma boa impressão nos entrevistadores, obtendo uma grande vantagem perante seus concorrentes.
Às vezes, eu escrevo porque quero dizer determinada coisa que eu acho que não foi dita; às vezes, porque me interessa que conheçam meu ponto de vista. Às vezes, escrevo também por prazer.” “Antes eu dizia: 'Escrevo porque não quero morrer. ' Mas agora eu mudei.
Quando perguntaram a George Orwell por que ele escrevia, a primeira resposta que ele deu foi esta: escrevo por vaidade, para deixar uma marca, para que as pessoas lembrem de mim. Orwell certamente tinha razão. Essa é uma motivação de todos os escritores, mesmo daqueles que engavetam todos os seus escritos.
Quem lê muito escreve bem. Não há como negar que ler contribui para a desenvoltura na escrita, pois vamos incorporando bons modelos de estruturação das ideias, ampliando repertórios, conhecendo novas palavras. Porém, é comum encontrarmos pessoas que leem muito, mas encontram dificuldades para escrever.