Resposta: As medidas de tempo surgiram para atender a diversas necessidades dos seres humanos, como compreender o período de tempo entre o cultivo e a colheita ou, até mesmo, o momento em que o Sol vai se pôr.
Utilizar uma linguagem precisa Quando se está falando de tempo com os pequenos da educação infantil, é importante trabalhar a exatidão e a clareza. Em um primeiro momento, é melhor evitar expressões como "em breve", "logo, logo", "já, já", visto que as crianças não sabem o quanto de tempo isso significa.
Explique como funciona o ponteiro das horas. Aponte para ele em cada número, sem tirar o ponteiro dos minutos do 12. Diga ao seu filho que, sempre que o ponteiro menor aponta para um número e o ponteiro maior está no 12, é porque são 00 minutos: "É 1h00 agora. Agora, são 2h00. São 3h00 etc." (da manhã ou da tarde).
Use o ponteiro maior para ler os minutos.
Desenhe dois ponteiros em um pedaço de papel colorido e corte-os. Um deles deverá ser um pouco maior do que o outro. Certifique-se de que o ponteiro maior possa alcançar os números. O ponteiro grande será para os minutos e o pequeno para as horas.
A melhor forma, para uma criança, assimilar o movimento do relógio é de maneira lúdica. Se utilizarmos brincadeiras como ferramentas, será mais fácil para elas aprenderem a ver a hora em um relógio de ponteiros. É importante que a criança saiba contar pelo menos até sessenta e somar de cinco em cinco.
Usamos a base 60, pois é o menor número divisível por 2, 3, 4, 5 e 6. Então, cada hora tem 60 minutos e cada minuto 60 segundos! Cada tracinho corresponde a 5 minutos, multiplicando pelos 12 que aparecem no relógio, temos 60 minutos, ou seja, 1 hora! Em um dia todo o ponteiro das horas dá 2 voltas completas no relógio!