A saliva, como solução líquida aquosa, tem capacidade de dissolver outras substâncias que se encontram nos alimentos. Isso facilita o contato com os quimiorreceptores das papilas gustativas, produzindo a sensação do sabor.
Ferva uma panela com água. A forma mais fácil de se descascar um tomate é escaldando-o, o que significa que a fruta passa um tempo bem curto na água fervente. Se for descascar e remover as sementes, é necessário tirar a casca antes das sementes para que não crie uma bagunça e perca metade da fruta.
Outro truque muito útil para tirar a acidez do tomate é pegar uma panela quente e colocar nela os tomates já pelados. Deixe-os cozinhar acrescentando uma colher de açúcar. Depois de alguns minutos, terão desprendido toda a acidez. Escorra os tomates depois e já podem ser cozinhados.
Altos níveis de potássio na planta aumentam a acidez dos frutos e do suco resultante.
Para diminuir a acidez do palmito em conserva, antes de adicionar em suas receitas, deixe-o de molho por alguns minutos em uma mistura de água natural e uma colher (sobremesa) de farinha de trigo.
Você pode melhorar um molho amargo adicionando uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio (ou sal) e algo doce (mas não muito).
Modo de Preparo Coloque a cebola em água com açúcar para tirar o excesso de acidez, deixe por uns 5 minutos e depois enxague.
Pra tirar a acidez do tomate, é sempre bom a gente colocar um pedaço de cenoura dentro do molho, na hora que ele for apurar, ou então uma colher pequena de açúcar. É tiro e queda!
Abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cidra, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, marmelo, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva. Caqui, maçã verde, maracujá, goiaba, pera, carambola e uva passa.
A polpa e casca tem uma acidez elevada que pode ser minimizada com: