EQST

Qual A Importncia Da Democracia Para O Desenvolvimento Da Naço?

Qual é a importância da democracia para o desenvolvimento da nação?

Olá. A democracia é de extrema importância para uma sociedade, uma vez que por meio dela os cidadãos podem ter voz direta na tomada de decisões de um país. Nesse sentido, tal questão afeta diretamente no desenvolvimento da nação, uma vez que o cidadão pode escolher aquilo que ele julga melhor para a sua sociedade.

Qual a diferença de democracia representativa e democracia direta?

Numa democracia direta, o cidadão vota e expressa sua opinião sem intermediários. ... Por este motivo a maioria dos governos democráticos utiliza uma forma de democracia indireta, a democracia representativa, em que as decisões políticas não são tomadas diretamente pelos cidadãos, mas por representantes eleitos por eles.

Qual é a diferença entre a democracia direta e a representativa como poderíamos introduzir no sistema representativo elementos da democracia direta?

A democracia direta, consiste na discussão das principais questões de interesse comum, já a representativa estas decisões são tomadas por pessoas eleitas para tal fim, nossos governantes. A participação dos cidadãos consiste por meio das eleições.

Em que consiste o exercício da democracia direta?

Uma democracia direta é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões. As primeiras democracias da antiguidade foram democracias diretas. ... Na Grécia antiga o "povo" era composto por pessoas com título de cidadão ateniense.

Quais as características da democracia direta?

Na democracia direta, a população não delega o seu poder de decisão. Nesse sistema de governo, a própria população decide diretamente sobre o que é de interesse público e administrava a cidade – ou melhor, o povoado, a vila. Cabia aos cidadãos fazer a autogestão da cidade.

Por que os escravos eram considerados essenciais para a democracia ateniense?

Os escravos eram vistos como essenciais para a democracia ateniense porque eram a maior força de trabalho daquela sociedade, usados para trabalhar desde o campo até nas residências dos atenienses.

Quais eram os direitos essenciais dos cidadãos na democracia ateniense?

Em Atenas, eram considerados cidadãos apenas os homens adultos (com mais de 18 anos de idade) nascidos de pai e mãe atenienses. ... Os cidadãos tinham três direitos essenciais: liberdade individual, igualdade com relação aos outros cidadãos perante a lei e direito a falar na assembleia.

Quem eram os excluídos da cidadania grega?

Eram excluídos as mulheres, escravos, crianças, velhos, comerciantes, artesãos e estrangeiros. A atuação direta nos negócios públicos da polis estimulava a participação efetiva no governo. O cidadão grego era um sujeito político ativo.