EQST

Qual A Idade Mxima Para Jovem Aprendiz?

Qual a idade mxima para jovem aprendiz? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Qual a idade máxima para jovem aprendiz?

24 anos Todos os anos, o programa Jovem Aprendiz beneficia milhares deles. De acordo com a lei, qualquer pessoa com idade entre 14 e 24 anos pode se candidatar a uma vaga de Jovem Aprendiz, desde que esteja matriculado e cursando o Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Quem já concluiu o Ensino Médio pode fazer o jovem aprendiz?

Fique atento: quem já concluiu o ensino médio ou está em um curso superior pode ser contratado como menor aprendiz, desde que cumpra os requisitos do programa. Portanto, caso essas duas situações se encaixem no seu perfil, vale a pena buscar por vagas de menor aprendiz.

Quais os benefícios um aprendiz tem direito por lei?

Em relação aos benefícios, o aprendiz tem direito a vale-transporte e recolhimento de 2% de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Outros benefícios como férias e 13º salário podem ser estendidos ao aprendiz em casos de convenções ou acordos coletivos ou por opção da empresa contratante.

Quais são as regras que a empresa deve seguir ao contratar o menor aprendiz?

precisa ter idade entre 14 e 24 anos, cabendo à empresa delimitar a idade mínima e máxima aceitas dentro desse intervalo; deve estar matriculado na educação básica ou ter concluído o ensino médio; é preferível que tenha uma boa frequência e desempenho escolar.

Qual a quantidade de funcionários para ter aprendiz?

Ficam obrigados a contratar aprendizes os estabelecimentos que tenham pelo menos 7 empregados contratados nas funções que demandam formação profissional, nos termos do artigo 52 do Decreto n° 9.579/2018.

Como funciona o Seguro Desemprego para jovem aprendiz?

O jovem aprendiz tem direito ao seguro desemprego somente quando a empresa que o contratou vai à falência ou é fechada por qualquer outro motivo. Portanto, o benefício é pago pela Caixa Econômica Federal e o valor leva em consideração a média dos últimos três salários.