EQST

O Que Perfil De Dissoluço?

O que é perfil de dissolução?

O teste de Perfil de Dissolução é um teste físico-químico importante para demonstrar in vitro o desempenho de produtos que necessitam de dissolução para absorção e, consequentemente, efeito terapêutico.

O que é teste de dissolução?

Dissolução: O teste de dissolução é utilizado para medir o tempo necessário para que uma determinada porcentagem da substância medicamentosa de um FF fique contida numa solução, sob um conjunto determinado de condições, é um teste in vitro (PRISTA, 2002).

Para quais as formas farmacêuticas FF deve ser feito o perfil de dissolução?

O Estudo de Perfil de Dissolução Comparativo pode ser realizado com medicamentos que se apresentem na forma de comprimido revestido/drágea, cujo Medicamento de Referência/Comparador seja comprimido simples ou vice-versa, desde que o revestimento não controle o mecanismo de liberação da substância ativa. Art. 21.

O que é teste de dissolução de comprimidos?

O teste de dissolução do comprimido é realizado com um dissolutor, e possibilita determinar a quantidade mínima de substância ativa dissolvida, dentro de um tempo máximo. O resultado é expresso como uma porcentagem da quantidade declarada no rótulo.

Qual é a importância do ensaio de dissolução para o controle de formas farmacêuticas sólidas?

O ensaio de dissolução é uma ferramenta importante na indústria farmacêutica e adequadamente realizado serve para atender a algumas funções: orientar o desenvolvimento de formulações, monitorar o processo de fabricação, detectar desvios de fabricação e minimizar o risco da falta de bioequivalência entre lotes.

Como a dissolução pode interferir no efeito de um medicamento?

Nestes casos, o perfil de dissolução pode determinar o total de absorção do fármaco, bem como a velocidade de absorção do fármaco, bem como a velocidade de absorção. Então, a velocidade de dissolução deverá influenciar, diretamente, na eficácia do medicamento.

O que faz a Farmacopeia Brasileira quais as suas atividades realizadas?

A Farmacopeia Brasileira é o Código Oficial Farmacêutico do País, onde se estabelecem, dentre outras coisas, os requisitos mínimos de qualidade para fármacos, insumos, drogas vegetais, medicamentos e produtos para a saúde.

Quais as aplicações do teste de dissolução?

As principais aplicações do teste são: avaliação do processo de liberação do fármaco; orientação no desenvolvimento e otimização de formulação; obtenção de dados sobre a estabilidade; correlação in vitro-in vivo; indicação de semelhança entre o medicamento genérico/similar e o medicamento referência através do perfil ...

O que é desintegração de comprimidos?

A desintegração é uma medida da qualidade da forma de dosagem oral, como comprimidos e cápsulas. Cada uma das farmacopeias como a USP, BP, IP, etc, tem seu próprio conjunto de padrões e especifica testes de desintegração próprios.

Quais fatores afetam o processo de dissolução?

Temperatura: quanto mais elevada estiver a temperatura de um líquido maior será a dissolução. Concentração: a quantidade de soluto influi, uma vez que uma solução mais diluída terá uma dissolução maior, por exemplo, a água pura dissolve melhor um solvente do que a água que já contém solutos.

Qual teste in vitro que permite visualizar como a dissolução ocorre em função do tempo?

O perfil de dissolução pode ser definido como um ensaio in vitro que permite a construção da curva de porcentagem de fármaco dissolvido em função do tempo, empregando-se, geralmente, as condições estabelecidas no teste de dissolução.

Qual a importância do pH na dissolução e absorção dos fármacos?

É esse pH que influencia diretamente a absorção do fármaco em um dado compartimento. O pK (constante de ionização de substâncias ácidas e básicas) determina a capacidade do ácido ou da base de doar ou receber prótons, respectivamente.

Como o polimorfismo afeta a dissolução de comprimidos?

A conseqüência mais importante do polimorfismo é a possível diferença na biodisponibilidade das diferentes formas polimórficas de um fármaco, particularmente quando a substância é pouco solúvel. A velocidade de absorção de um fármaco depende, em geral, da sua velocidade de dissociação.

O que significa farmacopéia?

Uma farmacopéia é um conjunto de informações técnicas que retratam a nomenclatura das substâncias, dos medicamentos básicos, requisitos de qualidade, insumos, compostos e equipamentos farmacêuticos.

Quem elabora a farmacopéia?

1 - Quem elabora a Farmacopéia Brasileira? A Comissão Permanente de Revisão da Farmacopéia Brasileira (CPRFB), nomeada pelo diretor-presidente da Anvisa.

Como funciona um desintegrador de comprimidos?

Controle de tempo (Timer) através de um Temporizador eletrônico microprocessado com indicação digital e alarme sonoro ao final do tempo do teste com diversas opções de configurações com ajuste manual ou automático. Circulação de água que garante homogeneidade da temperatura no banho, livre de transmissão de vibração.

Como funciona um Dissolutor de comprimidos?

Fabricado com base nas normas da Pharmacopea, o dissolutor de comprimidos é composto por seis copos de fundo semi-esférico e tampas móveis, alojados em um banho de 37° de temperatura (precisão 0,5°C). Suas pás agitadoras evitam as vibrações na agitação e cada pá ou cesto pode ser movido individualmente.

O que acontece em uma dissolução?

A dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto, dissolvendo-os. Alguns fatores influem no processo de dissolução, vejamos quais são: Temperatura: quanto mais elevada estiver a temperatura de um líquido maior será a dissolução.

Como são realizados os ensaios de dissolução?

O ensaio de dissolução nada mais é que um teste físico de natureza destrutiva, no qual o fármaco passa para a forma solúvel a partir da forma farmacêutica intacta ou de seus fragmentos e partículas formados durante o teste, no caso de cápsulas e comprimidos.