EQST

Qual A Histologia Do Testculo?

Qual a histologia do testículo?

O testículo é envolvido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso modelado, denominada albugínea – ressaltada em azul. Detalhe de túbulos seminíferos. Há vários túbulos seminíferos na imagem. As paredes dos túbulos são constituídas por várias camadas de células cujo conjunto é denominado epitélio seminífero.

Quais são as tunicas do testículo?

14. Os testículos estão envolvidos pelas túnicas vaginal, albugínea e vascular (ou vasculosa). A túnica vaginal é uma camada dupla de mesotélio derivado do peritônio, sendo que o folheto parietal está aderido ao escroto e o folheto visceral, à túnica albugínea.

Qual a anatomia do testículo?

Os testículos são duas estruturas de forma oval, com cerca de 3 cm de diâmetro e 4 cm de comprimento, que constituem o sistema reprodutor masculino. Eles estão localizados no interior da bolsa escrotal, o que permite que a temperatura seja inferior à do interior da cavidade abdominal.

O que é lóbulos testiculares?

A estrutura glandular do testículo consiste em numerosos lóbulos, denominados lobuli testis ou lóbulos do testículo. Seu número, em um único testículo, é estimado por Berres em 250, e por Krause em 400. Estudos anatômicos demonstraram números de 250-290 para o mesmo.

O que é o parênquima testicular?

O parênquima testicular consiste de túbulos seminíferos (que são os maiores componentes dos testículos) (JOHNSON, 1991) e tecido intersticial. Ele é cercado por uma cápsula denominada túnica (O'DONNEL et al, 2001).

O que é a túnica vaginal?

2 - Túnica Vaginal — apresenta-se constituída de dois folhetos, visceral e parietal. O folheto visceral encontra-se envolvendo a albugínea testicular e a cápsula epididimária, delimitando internamente a cavidade vaginal, sendo formado pelo mesotélio e fina faixa de tecido conjuntivo.

Como é dividido o testículo internamente?

O testículo é envolto por uma cápsula de natureza conjuntiva, branco-nacarada que se chama túnica albugínea. A túnica albugínea envia para o interior do testículo delgado septos conhecidos como séptulos dos testículos, os quais subdividem-nos em lóbulos.

Onde Localiza-se os testículos?

Os testículos, também chamados de gônadas masculinas são parte do sistema reprodutivo do homem. Estão localizados no sacro escrotal, atrás do pênis e fora da cavidade abdominal.

Por que o saco escrotal muda de tamanho?

Durante o frio, os testículos também precisam ficar próximos ao corpo para se manterem aquecido. Para isso, um músculo chamado cremaster —que envolve toda a bolsa escrotal e a base do pênis— se contrai. A contração dessa musculatura leva a uma diminuição do saco escrotal e também da base peniana.

O que existe no interior dos lobos testiculares?

Nos lóbulos dos testículos encontramos grande quantidade de finos longos e sinuosos ductos, de calibre quase capilar, que são denominados túbulos seminíferos contorcidos. E nesses túbulos seminíferos contorcidos que se formam os espermatozoides.

Como funcionam os testículos?

Os testículos atuam em dupla função: a função endócrina, na síntese de testosterona que é o principal hormônio do organismo masculino, e a função reprodutora na produção de espermatozoides.

Qual a importância da movimentação dos testículos no escroto e como ela acontece?

Esse processo de migração dos testículos para a bolsa escrotal é de fundamental importância para a produção dos espermatozoides, que não conseguiriam sobreviver dentro da cavidade abdominal onde a temperatura é, pelo menos, um grau mais alto do que do lado de fora.

Que tecidos recobrem e protegem os testículos?

Tanto o testículo como o epidídimo e a primeira porção do ducto deferente são diretamente envoltos por uma membrana serosa que é a túnica vaginal. Assim como a pleura ou o pericárdio, a túnica vaginal apresenta um folheto que envolve diretamente aqueles órgãos, sendo denominado lâmina visceral.

Quantos nervos tem no testículo?

Mais 4 linhas

Como se chama o homem que tem só um testículo?

Cirúrgico: principalmente quando a criptorquidia é unilateral – atinge apenas um testículo, a conduta a ser tomada é cirúrgica. O especialista realiza a remoção das aderências que prendem o órgão no abdômen e ele naturalmente desce para o escroto.

Por que o homem tem dois testículos?

Isso ocorre por causa da diferença entre os cordões que sustentam os testículos. Os dois são formados por vasos sanguíneos, nervos e músculo, mas o cordão do lado esquerdo é mais baixo que o direito.