Função do sanitizante: antes do início da sessão de ordenha para prover um ambiente no sistema de ordenha mais limpo. ... Portanto, a eficiência de detergentes e de sanitizantes está na dependência da temperatura da solução e da concentração adotada, influenciadas pela qualidade da água de cada local.
A ordenha mecanizada é realizada com o auxílio de um equipamento que simula a mamada do bezerro, em um sistema de dupla câmara com pulsador. Ele permite a realização de dois ciclos, um de massagem e outro de extração ou ordenha propriamente dito.
Deve lavar bem as mãos antes da ordenha, com água e sabão, e não deve tocar em materiais contaminados (maneias, etc.) De forma geral, não se deve lavar os tetos. SÓ lavar em caso de úbere muito sujo e, neste caso, lavar apenas a região dos tetos. Após a desinfecção, secar os tetos com papel toalha descartável.
Para isso, deve-se lavar os tetos sujos com água, apenas quando há acúmulo de lama, barro ou esterco; aplicar desinfetante antes da ordenha (pré-dipping) e secar os tetos com papel toalha descartável. Antes do início da ordenha, recomenda-se retirar os primeiros jatos de leite para diagnóstico da mastite clínica.
O horário da ordenha depende do comportamento animal sob pastejo, o horário de entrega ou recolhimento de leite e a disponibilidade de mão-de-obra. O intervalo entre as duas ordenhas deve ser, preferencialmente, de 12 horas. 7. O mais indicado é ordenhar a vaca duas a três vezes ao dia, desde o primeiro dia pós-parto.
A ordenha das vacas deve ser realizada da seguinte maneira: ordenha-se primeiro as vacas de primeira lactação; em seguida as vacas mais velhas que nunca tiveram mamite e, por último, as vacas que já tiveram mamite, mas foram curadas. As vacas suspeitas devem ser ordenhadas manualmente e sempre por último.
2- A água é um dos nutrientes mais importantes para vacas leiteiras. Isso se deve ao fato que 87% do volume de 1 litro de leite é composto por água e que, para cada litro de leite produzido há um consumo correspondente de 4 litros de água, podendo dobrar no verão.
As vacas leiteiras necessitam de longos períodos de tempo, para consumir todos os nutrientes que necessitam ao longo do dia, além disso, também precisam de tempo para ruminar, descansar e evitar o calor. Assim é importante que o proprietário do rebanho encontre formas de facilitar o acesso e o manejo das pastagens.
Por exemplo, são necessários 68,8 quilos de milho moído, 27,2 quilos de farelo de soja e 4 quilos de sal mineral vitamínico para formulação com 18% de PB em 100 quilos de mistura.
Pedroso, da Embrapa, cita índices de produção de leite com a silagem de cana de até 40 quilos, 50 quilos de leite por animal/dia. “Muitos produtores reservam a silagem de milho, que é mais cara, para animais de alta produção.”
Portanto, observe a seguinte relação: se uma vaca consome 80 kg de capim verde por dia, dez vacas, 800 kg.