A cloaca é uma bolsa única das aves, onde desembocam as partes finais do sistema digestório, urinário e reprodutor e que se abre para o exterior. É pela cloaca que as aves eliminam as fezes e a urina e também põem os ovos.
1- A formação do ovo começa no ovário da galinha, onde se encontram os óvulos (gemas). É no ovário que os óvulos amadurecem e adquirem a maior parte de nutrientes, como sais minerais, gorduras e proteínas. 2- Após o óvulo (gema) ser liberado, ele migra para uma estrutura do aparelho reprodutor chamada infundíbulo.
No ovário, a gema em desenvolvimento está presa por membranas denominadas folículos, que rompem-se quando o óvulo atinge a maturidade. A gema, ou o óvulo, cai no infundíbulo – processo denominado de ovulação –, onde permanece aproximadamente 20 minutos e ocorre a fertilização, caso haja a existência de espermatozóides.
Vamos lá; o ovo não é a menstruação da galinha. Para uma galinha mestruar ela deveria ter um útero revestido por um endométrio e gerar o pintinho dentro desse órgão. A menstruação seria a queda desse endométrio devido a renovação da camada, a menstruação marca o final do ciclo e início de um novo.
Quando o galo sobe em cima da galinha para fecundá-la, ele posiciona suas patas sobre as asas entreabertas da fêmea. Para se equilibrar melhor e completar o acasalamento, ele precisa de um terceiro ponto de apoio para não cair. “É mais ou menos como tentar subir em uma escada […] É tudo uma questão de equilíbrio.
A galinha não depende do galo para produzir ovos, porém a participação do macho é fundamental para que ocorra a fertilização deles. O galo é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que haja a fecundação.
Ovos para incubação também podem ser levados a geladeira, mas sempre na parte menos fria da geladeira (na parte de baixo, sobre a caixa de fruta e verduras). Caso não se consiga volume de ovos suficientes para incubação nas galinhas ou na chocadeira, a partir do 11º dia, os ovos devem ser levados para a geladeira.
Para saber se ele continuará se desenvolvendo, observe se o ovo possui algum anel de sangue, uma circunferência bem definida dentro da casca. Esse é um sinal definitivo de que o embrião não se desenvolverá. Isso pode acontecer devido a bactérias, mudanças de temperatura, umidade ou mesmo defeitos genéticos.
Os principais sintomas de um aborto espontâneo são:
Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns: