Para calcular o calor específico das substâncias utiliza-se a seguinte fórmula:
Considerando que a Primeira Lei da Termodinâmica é dada por ΔU = Q - W, onde ΔU é a variação da energia interna do gás, Q é a energia transferida na forma de calor e W é o trabalho realizado pelo gás, é correto afirmar que: a) A pressão do gás aumentou e a temperatura diminuiu.
1ª Lei da termodinâmica: “Todas as formas de energia são mutuamente conversíveis”. E ainda: “A energia de um sistema fechado e isolado permanece constante”. Popularizado: “Na natureza nada se cria, Tudo se Transforma”. 2ª Lei da termodinâmica: “A fonte de calor superior fornece calor ao meio em busca do equilíbrio”.
As principais definições de grandezas termodinâmicas constam de suas leis: a lei zero é a que define a temperatura; a primeira lei (calor, trabalho mecânico e energia interna) é a do princípio da conservação da energia; a segunda lei define entropia e fornece regras para conversão de energia térmica em trabalho ...
A Termodinâmica é a área da Física que estuda diversos fenômenos e sistemas físicos complexos em que podem ocorrer trocas de calor, transformações de energia e variações de temperatura.
- A termodinâmica estuda os fenômenos que lidam com temperatura, calor e pressão, analisando as propriedades da matéria em condições específicas. ... Sendo uma ciência interdisciplinar, a termodinâmica funde a química e a física.
Um sistema termodinâmico é uma quantidade arbitrária de matéria, cujas propriedades podem ser descritas unicamente e de forma completa, especificando certos parâmetros macroscópicos que podem ser: Temperatura. Pressão. Volume.
Calorimetria é o ramo da Física que estuda as trocas de calor e os fenômenos relacionados com a transferência dessa forma de energia entre os corpos. Calorimetria é a área da Física responsável pelo estudo das trocas de energia térmica em forma de calor que ocorrem entre dois ou mais corpos e suas vizinhanças.
Essa equação define a quantidade de calor (Q) que um corpo de massa (m) e calor específico (c) absorve ou libera para variar sua temperatura em certo valor (ΔT). Para calcular a quantidade de calor, basta isolar Q na equação acima, obtendo a expressão: Q = m.c.ΔT.
O calorímetro é um aparelho isolado termicamente do meio ambiente usado para fazer estudos sobre a quantidade de calor trocado entre dois corpos de temperaturas diferentes.
O calorímetro é um aparelho utilizado em laboratórios para fazer estudos sobre a quantidade de calor trocada entre dois ou mais corpos de temperaturas diferentes. ... É um recipiente de formato bem simples, construído para que não ocorra troca de calor entre o mesmo e o meio ambiente.
Por meio do calorímetro é possível medir experimentalmente os valores do calor liberado ou absorvido por determinado material nas reações químicas. A energia liberada aquece determinada quantidade de água, tornando possível a medição da variação da temperatura para, com isso, calcular a quantidade de calor.
Em razão de o calorímetro ser construído com paredes adiabáticas e com capacidade térmica nula para não interferir nas trocas de calor entre os corpos colocados em seu interior, o calor cedido pelos corpos com maior temperatura será igual ao calor ganho pelos corpos com menor temperatura, e o fluxo de calor só será ...
Podemos dizer que um sistema termicamente isolado é o conjunto de dois ou mais corpos isolados termicamente do ambiente externo (não trocam calor com o meio externo), trocando calor somente entre si.
Esse calorímetro funciona basicamente com a combustão de uma amostra de determinado alimento que fica dentro de uma câmara com oxigênio que está mergulhada na água. À medida que o alimento queima, ele perde energia na forma de calor, aquecendo a água.
Na prática, não existem sistemas perfeitamente isolados (calorímetro ideal), porém, há os calorímetros que reduzem bastante as trocas de calor com meio ambiente, e, para nosso nível, a não ser que se diga ao contrário, ele será considerado ideal. O sistema termicamente isolado é denominado adiabático.
Isolamento térmico O recipiente onde o corpo é guardado e que a sua parte interna não realiza nenhuma troca de calor com o meio externo é denominado de recipiente termicamente isolado.
Exemplos: parar aumentar 1 grau em um kg de ferro é preciso que seja fornecido 449 j/kg. k de energia. Já para a água é preciso que 4186 j/kg.
Para construir um calorímetro, proceda da seguinte forma: pegue um recipiente de isopor que possua tampa bem ajustada, ou seja, que não possua folgas entre a tampa e as paredes do recipiente. Dentro deste último coloque outro recipiente de metal e com um algodão preencha os espaços existentes entre os dois recipientes.
Mede-se a temperatura final (T), e calcula-se Ccal a partir da relação entre calor recebido (Qabsorvido) e calor cedido (Qcedido). A partir dessa expressão determinamos a capacidade calorífica do calorímetro Ccal = mcal .
A capacidade térmica define a quantidade de calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade. A capacidade térmica determina a quantidade calor que um corpo precisa receber para alterar sua temperatura em uma unidade.
Essa capacidade térmica da água se deve à propriedade do calor específico. Calor específico: é a quantidade de calor necessária para alterar em 1°C a temperatura. A água possui um elevado calor específico, ou seja, é necessário fornecer ou retirar uma grande quantidade de calor para alterar a sua temperatura.