Resposta. sintomas são diarreias, vomitos... a transmissao é por agua ou alimentos contaminados, prevenção é só beber agua potável, lavar as os alimentos antes de comer, e cozinhar bem os alimentos, evitando comer alimentos crus tbm.
Como prevenir a amebíase?
Como se prevenir?
Na ausência de uma vacina contra a hepatite C, o melhor é optar pela prevenção, evitando, acima de tudo, o contato com sangue contaminado.
Como prevenir Saiba a procedência dos alimentos e líquidos que for consumir; Se for preciso, descasque as frutas antes de consumi-las; Não consuma peixes e frutos do mar de áreas poluídas; Aos 15 meses, vacinar as crianças contra Hepatite (vacina disponível gratuitamente no Sistema Básico de Saúde - SUS);
A hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, que produz inflamação e necrose do fígado. A transmissão do vírus é fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para outra. Uma pessoa infectada com o vírus pode ou não desenvolver a doença.
O chamado período de incubação, maior nas crianças do que nos adultos, dura entre 20 a 40 dias, espaço de tempo em que não se revelam quaisquer sintomas. A infecção pode durar seis meses, mas a maioria dos doentes recupera ao fim de três semanas.
Em alguns casos, o vírus é eliminado, mas em outros permanece no organismo para sempre. Na hepatite A, a mais comum de todas, isso não acontece.
O tempo de tratamento varia com o perfil de cada paciente, mas na maioria dos casos o tempo é indeterminado, ou seja, contínuo. Em alguns pacientes (não cirróticos e HBEAG positivo - de acordo com protocolo brasileiro de hepatite B) o tratamento é feito com interferon e dura apenas 6 meses. A medicação é dada pelo SUS.
Pacientes com hepatite não precisam comer doces ou ficar em descanso. "A dieta deve ser oferecida conforme aceitação do paciente portador da hepatite A.
Alguns alimentos que podem ser incluídos na dieta diária e que favorecem a recuperação do fígado devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, depurativas e hepatoprotetoras são acerola, alho, cebola, alcachofra, cardo mariano, alfafa, agrião, cereja, ameixa, açafrão, dente de leão, framboesas, limão, ...
Dessa forma, o consumo desses alimentos deve ser moderado e preferencialmente ser consumido na forma integral. O feijão pode entrar na alimentação diária, pelo menos 1 vez ao dia e, embora contenha carboidratos também, o feijão tem uma boa quantidade de proteínas e fibras.
Proteína animal. Pacientes em tratamento para hepatite aguda devem evitar a ingestão de carne vermelha, leite integral e queijos amarelos, dando preferência às versões mais magras desses alimentos.
Não. Não existe efeito causal, nem de piora. Na fase aguda da doença, se houver muita náusea ou vomito, o leite por si tem uma característica de provocar náusea mais intensa. Mas, não se correlaciona com uma piora da doença.