Qual a espcie da soja? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A soja (Glycine max (L) Merrill) cultivada no Brasil, para a produção de grãos, é uma planta herbácea, da classe Rosideae, ordem Fabales, família Fabaceae, subfamília Papilionoideae, tribo Phaseoleae, gênero Glycine L., espécie max.
Qual é a família da soja?
Fabaceae
Soja/Família
Qual é a principal característica da soja?
O legume da soja é levemente arqueado, peludo, formado por duas valvas de um carpelo simples, medindo de 2 até 7cm, onde aloja de 1 até 5 sementes. A cor da vagem da soja varia entre amarela-palha, cinza e preta, dependendo do estágio de desenvolvimento da planta.
Qual a origem da soja Glycine max L?
A soja (Glycine max (L.) Merrill) é uma cultura cuja origem se atribui ao continente asiático, sobretudo a região do rio Yangtse, na China.
Qual é o filo da soja?
De acordo com Sediyama (2009), a soja pertence ao reino Plantae, filo/divisão Magnoliophyta, classe Magnoliopsida, ordem Fabales, família Fabaceae (Leguminosae), subfamília Faboideae (Papilionoideae), gênero Glycine, espécie Glycine max e forma cultivada Glycine max (L.) Merrill.
Qual é a época de plantio da soja?
De modo geral, o período preferencial para a semeadura da soja vai de meados de outubro e 10 de dezembro. Entretanto, na maioria dos anos, em semeaduras de outubro até meados de novembro é que se obtém as maiores produtividades e altura de planta adequada.
Como a soja veio parar no Brasil?
O grão começa a ser mais facilmente encontrado no País a partir da intensificação da migração japonesa, nos anos 1908. Em 1914, é oficialmente introduzida no Rio Grande do Sul – estado que apresenta condições climáticas similares às das regiões produtoras nos Estados Unidos (origem dos primeiros cultivares, até 1975).
Como a soja chegou no Brasil?
A soja chegou ao Brasil por volta de 1882. O responsável pelos primeiros estudos com a cultura no país foi o professor Gustavo Dutra, da Escola de Agronomia da Bahia. Em 1892, o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no Estado de São Paulo, iniciou estudos para obtenção de cultivares aptos à região.
O que é produzido com a soja?
Geralmente, pensamos na soja como alimento ou matéria-prima para derivados, como óleo e farelo. ... Do óleo extraído do grão (aproximadamente 15% da produção de soja em grão são destinados à fabricação de óleo), são produzidos óleo de cozinha, tempero de saladas, margarinas, gordura vegetal e maionese.
Qual o tempo entre o plantio e a colheita da soja?
120 dias
Qual o tempo entre o plantio e a colheita da soja? O tempo entre o plantio e a colheita pode variar de acordo com a região e a cultivar utilizada. As cultivares plantadas comercialmente no Brasil têm ciclos em torno de 60 a 120 dias.
Quais os principais derivados da soja?
Gosta de soja?Conheça os derivados e seus benefícios para a saúde
Soja em grão e edamame. A soja seca, em grãos, pode ser preparada e consumida como os feijões, porém seu cozimento resulta em pouco caldo. ...
Leite de soja. ...
Shoyu molho de soja. ...
Missô ...
Tofu.
23 de mar. de 2019
Quando a soja foi introduzida no Brasil?
de 1901
Embora haja registros históricos que apontam para cultivos experimentais de soja na Bahia já em 1882, a introdução da soja no Brasil tem o ano de 1901 como marco principal: é quando começam os cultivos na Estação Agropecuária de Campinas e a distribuição de sementes para produtores paulistas.