Conhecimento formal é aquele que é sistematizado e ensinado nas escolas. Conhecimento informal é aquele que aprendemos no dia a dia, com a família, amigos, igreja, clube, etc... Provém da experiência.
Portanto, o currículo oculto pode ser visto como trabalho pedagógico que ocorre em torno de três dimensões centrais: identidade, poder e cultura. Essas três dimensões constroem as relações sociais e pedagógicas na e da escola.
Em relação as dimensões de gênero, sexualidade e raça, aprende-se a ser homem ou mulher, heterossexual ou homossexual ou ainda a identificar uma raça ou etnia. Mas foi Robert Dreeben que desenvolveu uma definição mais funcionalista do “currículo oculto”.
O Currículo, não é imparcial, é social e culturalmente definido, reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. ... A cultura é o conteúdo da educação, sua essência e sua defesa, e currículo é a opção realizada dentro dessa cultura.
Como sabemos, as chamadas "teorias do currículo", assim como as teorias educacionais mais amplas, estão recheadas de afirmações sobre como as coisas deveriam ser. ... Para dizer de outra forma, supostas asserções sobre a realidade acabam funcionando como se fossem asserções sobre como a realidade deveria ser.