Olá! A trefilação consiste no processo de fabricação de barras e arames metálicos. ... Já a extrusão é o processo mecânico de fabricação de materiais a partir de uma força matriz que dá uma forma definida para a peça. Ou seja, a matéria-prima passar por um orifício metálico ou plástico para adquirir uma forma alongada.
Extrusão é um processo de conformação mecânica por compressão no qual um material metálico, usualmente um tarugo (billet) de seção circular, é forçado a fluir através da abertura de uma matriz (die), adquirindo deste modo o formato projetado para esta matriz.
Desenvolvida nos anos 40 é o processo que combina operações de extrusão direta, indireta e forjamento. O processo foi aceito na indústria particularmente para ferramentas e componentes de automóveis , motocicletas, bicicletas, acessórios e equipamento agrícola.
A trefilação caracteriza-se por ser um processo com esforços predominantes de compressão indireta, normalmente realizado a frio, fornecendo produtos acabados. ... A laminação de tubos sem costura é um processo com esforços predominantes de compressão direta, normalmente realizado a quente, que fornece produtos acabados.
Forjamento é um processo de fabricação que envolve a formação de metais usando forças de compressão localizadas. ... O forjamento é frequentemente classificado de acordo com a temperatura na qual é realizado: forjamento a frio (um tipo de trabalho a frio), forjamento morno e a quente (um tipo de trabalho a quente).
A trefilação é uma operação em que a matéria- prima é estirada através de uma matriz em forma de canal convergente (FIEIRA ou TREFILA) por meio de uma força tracionadora aplicada do lado de saída da matriz.
Trefilagem, ou Trefilação, é o processo de fabricação de arame e barras finas de metal. ... O processo de trefilação consiste em puxar o metal através de uma matriz, por meio de uma força de tração a ele aplicada na saída da matriz.
Extrusão e materiais de extrusão
A trefilação de barras e arames é um processo de conformação mecânica onde a matéria prima é deformada até a obtenção do diâmetro e das propriedades mecânicas desejadas. Para que o produto final seja de boa qualidade, é preciso o controle de diversos parâmetros tanto de processo quanto geométricos.
O Processo de Laminação de Aço é a atividade de conformação mecânica de chapas, tiras ou folhas de aço, com o objetivo de obter um novo perfil dimensional, bem como de refinar suas microestruturas, o que permite o alcance de propriedades mecânicas mais adequadas às diferentes aplicações para cada tipo de produto.
Um laminador consiste basicamente de cilindros (ou rolos), mancais, uma carcaça chamada de gaiola ou quadro para fixar estas partes e um motor para fornecer potência aos cilindros e controlar a velocidade de rotação.
Etapas - A redução ou desbaste inicial dos lingotes em blocos, tarugos ou placas é realizada normalmente por laminação a quente. Depois dessa fase segue-se uma nova etapa de laminação a quente para transformar o produto em chapas grossas, tiras a quente, vergalhões, barras, tubos, trilhos ou perfis estruturais.
Usos – vantagens: É um dos processos de transformação mecânica de metais mais utilizado, pois, apresenta alta produtividade e um controle dimensional do produto acabado que pode ser bastante preciso.