A criança na educação infantil explora os sentidos em tudo que faz. Através da realização de atividades artísticas ela desenvolve sentimento, auto estima, capacidade de representar o simbólico. A arte pode ir além de uma atividade prática e precisa ser compreendida como um processo que envolve sentimentos e emoções.
O ensino de artes ajuda a criança a expressar seus sentimentos. ... Por meio da arte, expressão artística e suas diversas linguagens não-verbais (pintura, desenho, música, teatro, escultura), livres por natureza, é possível entender a criança e conscientizá-la de que ela tem uma voz que merece ser ouvida.
Estudar a arte faz com que o aluno desperte um interesse por algum tipo de arte, algo que muitas vezes ele não conheceria se não tivesse esta matéria. ... Além disso, o estudo da arte pode ajudar no desenvolvimento, fazendo com que tenhamos mais habilidade em desempenhar determinadas tarefas.
O historiador da arte busca compreender e apresentar ao mundo a essência ea complexidade da arte, bem como ser um intermediário e também um facilitador da compreensão e da interpretação artísticas. Segundo estudiosos da área artística, o campo artístico revela valores, costumes, crenças e modos de agir de um povo.
possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão; melhora a comunicação entre as pessoas; torna possível a criação de novos laços sociais; estimula a expressão de opiniões e sentimentos.
A arte é uma forma de expressar os sentimentos. Ela traduz as experiências de vida, além de ser um veículo de informação. Por isso ela é importante na vida do ser humano.
Os aspectos de um povo podem ser conhecidos por nós através da arte, e por isso a sua preservação é de extrema importância. ... Expressando suas emoções, contando suas histórias e demonstrando os seus valores, o ser humano, através da arte, foi moldando a sociedade.
A arte, em geral, é um trabalho de conexão com a alma, com o mundo e com aqueles que estão a sua volta. Ela estabelece uma troca de energia, de expressões, de sentimentos e sensações. É por meio dessa troca que conseguimos compreender o valor do outro e o que realmente consideramos importante em nossas vidas.