Na Tabela Periódica atual, os elementos químicos são agrupados em quatro grupos principais segundo as suas propriedades físicas e químicas: metais, semimetais, ametais e gases nobres. O hidrogênio, entretanto, é um elemento estudado à parte de tais grupos, pois suas propriedades são distintas.
Todos os Elementos Químicos
Cloro elementar é comercialmente produzido a partir de brine (salmoura) por eletrólise. O elevado potencial oxidativo do cloro elementar levou-o comercialmente para usos em branqueamento e usos desinfectantes, bem como as suas várias utilizações na indústria química.
Cada elemento químico é representado por um símbolo. Em geral, o símbolo do elemento deve ser a letra inicial do seu nome, em letra de imprensa maiúscula. Outros são seguidos pela segunda letra do elemento. Outros têm o seu símbolo derivado do seu nome em latim.
Família 6A: Calcogênios (oxigênio, enxofre, selênio, telúrio, polônio, livermório). Família 7A: Halogênios (flúor, cloro, bromo, iodo, astato e tenessino). Família 8A: Gases Nobres (hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio, radônio e oganessônio).
Os elementos de transição são aqueles que se localizam na região central da Tabela Periódica. Segundo a notação mais antiga, as famílias desses elementos eram as do grupo B, que tinham a seguinte ordem da esquerda para a direita: IIIB, IVB, VB, VIB, VIIB, VIIIB, IB e IIB, sendo que a coluna VIIIB era tripla.
Denominam-se de elementos de transição interna todos os 28 elementos químicos localizados no 6º e 7º período do grupo 3 (ou família IIIB) da Tabela Periódica. Eles estão posicionados mais especificamente do lado de fora do corpo principal da Tabela.