Principais Atributos do Confucionismo Humanidade, justiça, rituais, conhecimento, integridade, lealdade, piedade filial, continência, honestidade, bondade e perdão, juízo e senso de certo e errado, bravura, amabilidade e gentileza, respeito, frugalidade, modéstia e discrição.
Na filosofia de Confúcio não há um Deus, uma unidade criadora e muito menos templos ou igrejas. Sua doutrina fundamenta-se na busca pelo Tao, a harmonia da vida e do mundo. Para atingir o Tao, o Confucionismo coloca a família como base de uma sociedade em que todos os seres humanos vivem em harmonia.
O taoísmo é uma religião de filosofia chinesa; baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia. ... O Tao é o principal conceito do Taoísmo.
O confucionismo não é exatamente uma religião pois não possui deuses nem narrativas transcendentais entre as suas ideias, e sim um código de conduta ética pautada na tradição milenar chinesa, o que faz com que ele se aproxime mais de uma ideologia política e estilo de vida do que de uma religião.
O fundamento não é definido como religião, uma vez que sua essência está no entendimento das condutas morais e da ordem social, portanto não se encaixa nas ideologias religiosas geralmente pregadas no ocidente. Além disso, no confucionismo não há igrejas, templos ou qualquer organização em formato de clérigo.
A ética da reciprocidade, também chamada de regra de ouro ou regra áurea, é uma máxima moral ou princípio moral que pode ser expressa como uma injunção positiva ou negativa: Cada um deve tratar os outros como gostaria que ele próprio fosse tratado (forma positiva ou directiva);
Uma das diferenças mais visíveis entre o Budismo e o Confucionismo é que o primeiro faz os crentes encararem os factos da vida, enquanto que o Confucionismo ensina a modelar o carácter de cada um. Actualmente, o mundo tem diversas culturas e, consequentemente, diversas religiões ou crenças.
Taoismo e confucionismo O taoismo é uma tradição que, dialogando com seu tradicional contraste, o confucionismo, modelou a vida chinesa por mais de 2 000 anos. O taoismo enfatiza a espontaneidade ou liberdade frente a manipulação sociocultural pelas instituições, linguagem e práticas culturais.
Tanto o Taoísmo como o Confucionismo defendem as ideias sobre o comportamento das pessoas e o entendimento do Universo. Pensa-se, inclusive, que ambas se completam. Assim como o Taoísmo e o Budismo que, apesar de diferentes, ambos procuram o bem-estar do Homem.
O taoísmo é uma tradição filosófica e religiosa chinesa que tem como conceito chave o Tao, palavra que em chinês pode significar “caminho”, “estrada”, “curso” ou “método”. O Confucionismo é a ideologia religiosa e sociopolítica de Koung Fou Tseu, que tem seu nome grafado em língua latina comoConfúcio.
No confucionismo, as estátuas são permitidas e usadas. Além disso, os budistas usam pequenas estátuas de Buda para prática de meditação. Buda – esta pode ser a semelhança mais importante nesta lista de semelhanças entre budismo e confucionismo. Buda está presente em ambas as religiões.
A tríade espiritual passaria por maus bocados a partir de 1949, quando o país foi dominado pela ditadura comunista de Mao Tsé-tung. Por sua ênfase na reflexão individual, o confucionismo virou ideologia “burguesa”. Enquanto isso, as práticas budistas e taoístas eram descartadas como “superstições abomináveis”.