O comburente pode ser o gás oxigênio do ar; e a energia de ativação pode ser uma faísca. Os gases gerados são o H2O, CO2, CO, NO2, SO2 e outros. Os resíduos sólidos são as cinzas e os componentes de metais pesados. Somente a presença do combustível e do comburente não garante o início do processo de combustão.
Comburente é um elemento ou composto químico susceptível de provocar a oxidação ou combustão de outras substâncias, ou seja, é qualquer substância que permite que o combustível seja consumido na reação (alimenta uma combustão). ... O hidrogénio (combustível) arde no seio do cloro (comburente).
O que é?
Verificado por especialistas A definição de um gás comburente é o gás que reage quimicamente com um combustível, que seria uma outra substância qualquer. Portanto olhando a reação podemos ver que o comburente é o gás oxigênio, que também está presente na atmosfera e é a resposta desta questão.
O principal exemplo de comburente existente é o oxigênio. A maior parte das reações de combustão tem como comburente o oxigênio.
Quando um hidrocarboneto queima em oxigênio, a reação gerará dióxido de carbono, monóxido de carbono, água, e vários outros compostos como óxidos de nitrogênio, dependendo da composição do combustível. Também há liberação de átomos de carbono, sob a forma de fuligem.
Três elementos concorrem para a combustão da vela: ignição (acender a vela), combustível (própria vela: parafina) e comburente (oxigênio do ar).
A combustão completa ocorrerá quando for feita a ruptura da cadeia carbônica e a oxidação total de todos os átomos de carbono da cadeia carbônica. Os produtos formados por hidrocarbonetos serão o CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água). Observe a combustão completa do isoctano, que é um dos componentes da gasolina.
Abafamento , Resfriamento , Interrupção da Reação Química em Cadeia: é caracterizada pela ação do pó químico seco que interrompe a reação da combustão.
Sempre que ocorre a combustão, mesmo que seja para aplicações úteis, surgem conseqüências prejudiciais, como a poluição atmosférica, os aumentos do efeito estufa climático e da acidez da água da chuva.
Os danos humanos são: – perdas humanas e traumatismos provocados pelo fogo ou por contusões; – desabrigados e desalojados; – redução das oportunidades de trabalho relacionada com o manejo florestal.
Para ocorrer a combustão é preciso ter os elementos: combustível, calor e o oxigênio.
substantivo masculino A luz que vem de um corpo qualquer; o brilho transmitido por esse corpo; luminância ou resplendor: fulgor do pôr do sol. Qualquer resquício luminoso que se pode perceber de modo intenso e repentino; clarão.
Resposta: Combustão é toda reação química em que um combustível (material oxidável) reage com um comburente — um material gasoso que contenha o gás oxigênio (O2), como o ar. Essa reação é sempre exotérmica, ou seja, libera energia na forma de calor. ... ou gasosos (gás hidrogênio, gás butano etc.).
A combustão é uma reação entre uma substância e um gás, para fazer calor, e luz. É extremamente importante, pois esse processo é responsável por aproximadamente 85% da energia em todo nosso planeta.
Quando ocorre a combustão completa de quaisquer hidrocarbonetos, há a produção dos. bonico (CO2) e água ( ... da agua é maior que a do CO2, pois as moléculas de água na fase líquida se unem por. ligação de hidrogênio, interação intermolecular extremamente intensa.
O oxigênio provoca e mantém a combustão, além de toda sua importância para a respiração dos seres vivos, também é incolor e inodoro. ... Para que a combustão ocorra, são necessários um combustível e um gás comburente. Combustível são materiais que podem ser queimados.
Oxigênio
Quais são os estágios de um incêndio?
12 recomendações preventivas contra incêndios e acidentes