mamíferos
Destarte, a placenta será constituída pelo córion, a porção fetal; e pela decídua basal, a porção materna. O córion, por sua vez, é formado pelo mesoderma extraembrionário, as células do trofoblasto (citotrofoblasto e sinciciotrofoblasto) que envolvem o embrião e os vasos do alantoide.
cordão umbilical
Estruturas extracelulares que intervêm entre as circulações materna e fetal são as lâminas basais relacionadas ao endotélio, epitélio uterino e trofoblasto. Elas variam no número e na espessura em diferentes espécies. As lâminas basais constituem uma barreira para partículas e compostos de alto peso molecular.
A placenta é um órgão formado durante a gestação, que tem como papel principal promover a comunicação entre a mãe e o feto e, assim, garantir as condições ideais para o desenvolvimento do feto.
Devido ao papel que a placenta tem na condução de oxigênio e nutrientes, seu descolamento pode causar a privação destes nutrientes vitais. Por conseguinte, essa privação pode conduzir a desenvolvimento anormal do feto, parto prematuro, restrição do crescimento fetal e morte fetal.
Se você fez um ultrassom abdominal, os resultados devem ser observados em espelho. Então, se você ver que a placenta está à direita (na verdade, seria à esquerda), prepare-se para receber uma menina. Se a placenta se encontra à esquerda (que seria à direita), vá pensando em como receber o seu menino.