A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de fatores distintos: variáveis orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação, etc.) ... Essa é a parte mais prática da psicologia, que se expressa, entre outras áreas, na psicoterapia.
A gestalt-terapia é uma abordagem terapêutica baseada na psicologia da gestalt, uma escola da psicologia que estuda fenômenos da percepção humana e tem como máxima a frase “o todo não é igual a soma de suas partes”. O método não foca na doença e nos problemas do(a) paciente.
Os 8 princípios da Gestalt
Vamos ver alguns exemplos de tais técnicas.
A percepção é o ponto de partida e um dos temas centrais dessa teoria. Os experimentos com a percepção levaram os gestaltistas ao questionamento da psicologia associacionista.
No conceito figura-fundo há uma tendência visual de simplificação de cena com um objeto principal para onde olhamos, a figura, e tudo o que forma o cenário ao fundo. Apesar do conceito figura-fundo ser um dos princípios da Gestalt ele, geralmente, não é assumido como parte das leis de organização perceptual.
É um termo teórico da psicanálise que pertence a psicologia processual, não à personalística, pois se refere ao processo mental de tornar consciente o inconsciente. Diversos modelos teóricos da psicanálise buscam definir o insight como um conhecimento que reúne entre suas características a de ser novo e intransferível.
A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. teoria behaviorista (que há relação de causa e efeito entre o estímulo e a resposta). percepção. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano.
A palavra insight vem do inglês e significa: capacidade de obter uma compreensão intuitiva precisa e profunda de uma pessoa ou coisa.
Os Gestaltistas estavam preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos na ilusão de ótica, quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito com uma forma diferente do que ele é na realidade. É o caso do cinema. Uma fita cinematográfica é composta de fotogramas com imagens estáticas.
Meio comportamental: - resulta da interação das propriedades físicas do meio com a nossa interpretação; - consiste na nossa interpretação do meio. Nossos comportamentos são desencadeados pela nossa percepção do meio e não unicamente por suas propriedades físicas.
Para a psicologia a percepção é o processo ou resultado de se tornar consciente de objetos, relacionamentos e eventos por meio dos sentidos, que inclui atividades como reconhecer, observar e discriminar. Essas atividades permitem que os organismos se organizem e interpretem os estímulos .
Max Wertheimer
Os princípios da teoria da Gestalt estão presentes na compreensão do fenômeno de aprendizagem. Portanto, são importantes para o ensino: O aluno mais inteligente terá mais facilidade para obter insights. ... O insight é facilitado se os estímulos estiverem organizados de forma a facilitar a percepção.
A relação entre psicanálise e educação vem possibilitando, desde que Freud demonstrou seu interesse pela pedagogia, melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente. A premissa fundamental da psicanálise é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente.
A gestalt, ou psicologia da forma, surgiu no início do século XX e, diferente da gestalt-terapia, criada pelo psicanalista berlinense Fritz Perls (1893-1970), trabalha com dois conceitos: super-soma e transponibilidade.
A terapia Gestalt foi desenvolvida por Fritz Perls, com a ajuda de sua esposa na época, Laura Perls. Tanto Fritz quanto Laura foram treinados em psicanálise e psicologia da Gestalt.
Considera-se que a Gestalt-Terapia surge nos EUA como uma nova abordagem em psicoterapia no ano de 1951, com a publicação do livro Gestalt-Therapy: excitement and growth in the human personality, de autoria de Fritz Perls, Paul Goodman e Ralph Hefferline.
A fundamentação filosófica da abordagem gestáltica baseia-se em princípios do humanismo, do existencialismo e da fenomenologia. O homem é concebido como um ser de possibilidades e de potencialidades, as quais devem ser valorizadas ao longo do processo terapêutico.
A Gestalt-terapia busca recuperar o sentido da experiência concreta, do vivido e, para além disso, busca ampliar a awareness, ou seja, através da presentificação, restaurar nos sujeitos a dimensão do sensível e sua possibilidade criativa, de agressão.
102). O contato ocorre na fronteira de contato, que é o ponto no qual a pessoa experiencia o "eu" em relação ao "não-eu". Embora a palavra fronteira possa sugerir a idéia de um lugar, não se trata disso. Fronteira de contato se refere à relação particular entre a pessoa e o meio, entre "eu" e "não-eu".
Temos em nosso auxílio, dentre outras, duas ferramentas básicas que apóiam a prática clínica gestáltica e nos ajudam a elucidar essa questão: a abordagem dialógica e o método fenomenológico. A postura dialógica nos chama a atenção para a importância do vínculo estabelecido entre terapeuta e cliente.
A psicanálise é um tipo de psicoterapia, desenvolvida pelo famoso médico Sigmund Freud, que serve para ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções, assim como ajudar na identificação de como o inconsciente influencia os pensamentos e ações no dia-a-dia.
A psicanálise é um método terapêutico desenvolvido pelo médico austríaco Sigmund Freud, no final do século XIX. Sua teoria psicanalítica sistematizou os conhecimentos sobre a psique humana. ... A psicanálise busca interpretar o significado inconsciente de sonhos, pensamentos, palavras e ações.
O que é a Psicologia Humanista? Diferente de outras abordagens da Psicologia, a psicologia humanista considera as pessoas como um todo. Ela vê o indivíduo como um ser único e não uma máquina que precisa ser programada. Trata-se de uma abordagem que entende os indivíduos como seres pensantes, com razão e emoção.