Pilares da Manufatura Enxuta
Estes pilares são:
A manufatura enxuta busca eliminar tudo o que o consumidor final não percebe como valor — e que, por isso, é considerado desperdício. É uma filosofia que se desdobra em uma abordagem sistemática, de melhoria contínua, para reduzir ou mesmo eliminar as sobras da indústria.
O que é o sistema Lean Manufacturing (Produção Enxuta)? Ele se baseia na redução de desperdícios – originalmente, divididos em sete categorias, hoje em oito. Os desperdícios são todas atividades que não agregam valor algum para o cliente. O Lean Manufacturing é mais que uma metodologia.
Produção empurrada é uma forma de trabalho em que se produz o máximo que puder nos quais os tipos de produtos são baseados em uma demanda. ... A ordem é produzir o máximo possível, não levando em consideração a real necessidade do cliente.
Um sistema de empurrar consiste em um sistema tradicional de programação de produção. Conforme os lotes de peças são processados de acordo com o programa, eles são empurrados para o próximo processo, independente de serem ou não necessários naquele momento.
A produção puxada é um dos sistemas existentes que visa justamente eliminar desperdícios, principalmente com a produção em excesso. Em contraste, a produção empurrada propõe um método mais conservador, que tem maiores custos mas menos riscos e atrasos de entrega.
A produção puxada, por exemplo, apresenta melhores resultados na fabricação de lotes por encomenda, enquanto a empurrada apresenta melhor desempenho para empresas com produção repetitiva e programada de pedidos ou por meio de um agrupamento deles.
Além disso, quando empurramos usamos a palma das mãos e, ao puxarmos, usamos os dedos. A força aplicada é a mesma, mas a pressão é diferente, o que dá a sensação de que puxar é mais difícil.
62. O que é mais fácil na hora de fazer uma mudança: empurrar a máquina de lavar ou puxá-la? Para ajudar, pense na direção em que estão posicionados os braços de quem aplica a força, caso eles estiverem aplicando uma força cuja direção não seja a horizontal. Puxá-la.
Cada um dos conceitos de produção possui suas vantagens e desvantagens aos negócios....Comparativo dos modelos.
O Just in Time, que significa “momento certo”, é um sistema com objetivo de produzir a quantidade exata de um produto, de acordo com a demanda, de forma rápida e sem a necessidade da formação de estoques, fazendo com que o produto chegue a seu destino no tempo certo, por isso carrega o nome de Just in Time.
O sistema JIT pode ser definido como um sistema de manufatura cujo objetivo é otimizar os processos e procedimentos através da redução contínua de desperdícios.
Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo".
Qual a definição de Just in Time (JIT)? Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Just in time é um termo inglês, que significa literalmente “na hora certa” ou "momento certo".
Quais são os principais aspectos que diferenciam a filosofia JIT da abordagem tradicional de administração da produção? ... Desperdício de superprodução: o JIT considera um desperdício o hábito de produzir antecipadamente à demanda, para o caso de os produtos serem requisitados no futuro.
O termo é traduzido do inglês, just in time significa “na hora certa” ou “momento certo”. Just in Time ou JIT é um sistema onde a produção é puxada pela demanda dos pedidos dos clientes. Com esse tipo de produção a matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exato em que for necessário.
No glossário que encerra o opúsculo, definese JIT como: "Maximização da habilidade para reagir às mudanças do mercado sem provocar desperdício". O TQC, por sua vez, é definido como: "Filosofia que busca a melhoria cmttnrn do processo, resultando em satisfação do consumidor.