É objeto dos auditores do SUS: A aplicação dos recursos transferidos pelo Ministério da Saúde à entidades públicas, filantrópicas e privadas; ... O nível federal corresponde ao Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS), integrante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde.
A auditoria do SUS é um dos instrumentos de controle interno que tem a finalidade de contribuir com a gestão por meio da análise dos resultados das ações e serviços públicos de saúde. Esta auditoria visa contribuir para ga- rantia do acesso oportuno e da qualidade da atenção ofe- recida aos cidadãos.
A Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa no SUS define a auditoria do SUS como: ... O Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) tem a função de combater irregularidades e desperdícios de recursos públicos no SUS, coibir fraudes e exigir maior eficácia na prestação de serviços de saúde pública.
Podem ser realizadas auditorias internas de sistemas, de recursos humanos, qualidade, financeira, jurídica, contábil, tributária, operacional, entre outras. Exatamente por isso é que para trabalhar como auditor interno, o profissional pode ser formado em outras áreas, além de Ciências Contábeis.
Geralmente, são os profissionais de Ciências Contábeis que estão mais preparados para trabalhar com auditoria. Contudo, aqueles da área administrativa ou finanças também podem fazer uma carreira de sucesso na área.
Ademais, listamos os principais procedimentos de auditoria:
As formas mais conhecidas de auditoria definem-se quanto à extensão, à profundidade e à tempestividade.
Tipos de auditoria
Uma auditoria da qualidade é uma ava- liação planejada, programada e documenta- da, executada por pessoal independente da área auditada, a fim de verificar a eficácia do sistema de qualidade implantado, através da constatação de evidências objetivas e da iden- tificação de não-conformidades, servindo como mecanismo de ...
12) O principal objetivo da reunião final de auditoria é: a-) Apresentar as falhas detectadas. b-) Apresentar um resumo do relatório final. c-) Assegurar que a organização auditada compreenda as pendências e observações assinaladas.
A auditoria de qualidade objetiva realizar uma avaliação planejada e documentada de sistemas, processos e produtos. Isso significa que o seu caráter é voltado muito mais para a prevenção do que para a correção de problemas. Ela busca o aperfeiçoamento da qualidade, com a verificação de uma série de requisitos.
Tarefa:
6 passos para realizar uma auditoria interna de qualidade
Todo relatório de auditoria ou consultoria é passível de contestação. O mais indicado após os trabalhos em campo seria sentar e discutir com o cliente os pontos de modo que fiquem claro ou caso haja divergências sejam ajustadas antes de emitido relatório final.
Os auditores internos devem desenvolver e documentar um planejamento para cada trabalho da auditoria, incluindo os objetivos, o escopo, o prazo e a alocação de recursos do trabalho. O plano deve considerar as estratégias, objetivos e riscos da organização que sejam relevantes para o trabalho.
A auditoria tem o papel de avaliar e documentar os processos da organização, identificando o que está correto e propondo melhorias em alguns pontos. Ela é muito importante para evitar acidentes de trabalho ou processos trabalhistas ao assegurar que as normas determinadas estão sendo aplicadas.
O processo de auditoria faz parte de um procedimento que tem como objetivo buscar a eficiência das operações, além da comprovação dos registros contábeis e da observância dos processos, garantindo a credibilidade dos valores implementados na empresa.
É um plano de ação detalhado, podendo ser completado quando circunstâncias imprevistas recomendarem.
Como elaborar um relatório de auditoria interna?
A revisão contábil é exigida quando o auditor contábil não se sente seguro quanto a obediência dos registros contábeis aos princípios contábeis e à legislação aplicável.
Quais as vantagens de realizar a auditoria interna?
Quais são os principais benefícios da auditoria externa?
Desta forma, pode-se dizer que o programa de auditoria é um plano de ação, detalhado, com o objetivo de dar ao auditor as diretivas necessárias à realização de seu trabalho. Possui objetivos, escopo de abrangência, um conjunto de procedimentos necessários à equipe de auditoria na realização de seu trabalho.
São características do auditor experiente possuir experiência prática de auditoria e conhecimento razoável de: ... processos de auditoria, normas de auditoria e exigências legais aplicáveis.
As inúmeras classificações e formas de apresentação das Técnicas de Auditoria são agrupadas nos seguintes tipos básicos:
A principal característica da auditoria interna é a independência, ou seja, não possui vínculo com a empresa. ... A auditoria das demonstrações contábeis tem como objetivo obter evidências sobre as demonstrações contábeis para emissão de parecer.