Confira quais são os principais métodos contraceptivos utilizados atualmente:
A esterilização feminina manteve-se como o método mais freqüentemente utilizado (29%), seguida pela pílula (25%) e pelo preservativo (12%). A vasectomia responde por 5% das práticas contraceptivas, seguida pelos hormônios injetáveis (4%).
Dispositivo intrauterino (DIU) O dispositivo intrauterino, conhecido por DIU, é um método contraceptivo de plástico em forma de T que é introduzido no útero pelo ginecologista e que pode permanecer durante cerca de 5 anos mantendo a sua eficácia.
Veja a seguir as bulas das principais pílulas anticoncepcionais para entender melhor como a que você usa funciona:
O anticoncepcional mais vendido foi Qlaira com 3.
A progesterona mais indicada e usada é levonorgestrel, justamente devido a sua ação androgênica. Todavia, vale avisar que também pode aumentar a oleosidade da pele, causar acne e aumentar a quantidade de pelos, ok? As pílulas com ação diurética são aquelas compostas com gestodeno.
A minipílula é um anticoncepcional oral que contém apenas o hormônio progesterona. A marca mais popular desse tipo de contraceptivo é a Cerazette. Alia a elevada eficácia contraceptiva (mais de 99%) a benefícios extras como o não aumento de peso.
Pílula Combinada: é composta pelos hormônios estrogênio e progesterona, essa é a pílula convencional. Pode ser usada por qualquer mulher em idade reprodutiva desde que não haja contraindicação médica. Deve ser iniciada no primeiro dia de sangramento menstrual. Mini pílula: é composta por único hormônio, a progesterona.