“O ideal é que ele esteja limpo sem estar molhado e reto sem fazer nenhuma bolinha”.
O reaproveitamento ou reutilização de resíduos consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro. A reciclagem promove vários benefícios, dentre eles: a preservação ambiental, contribui para a redução da poluição e contaminação do solo, além da economia de energia.
Quanto mais reciclar, mais diminuirá os custos com limpeza urbana, além de evitar a poluição reduzindo as emissões de gases de efeito estufa que provocam a mudança climática global, mantendo o Meio Ambiente sustentável para as gerações futuras.
Uma vez descartados, os materiais plásticos podem levar séculos para se decompor. Transformando garrafas, embalagens e outros plásticos em novos produtos, a reciclagem ajuda o meio ambiente e cria novas oportunidades econômicas. ...
É importante saber que quando uma indústria faz a reutilização da água, ela deixa mais água potável disponível para o abastecimento público. Isso gera uma rede colaborativa que pode beneficiar muitas pessoas, até mesmo aquelas que não estão na empresa.
O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior. Essa prática, atualmente muito discutida, posta em evidência e já utilizada em alguns países é baseada no conceito de substituição de mananciais.
O não reaproveitamento pode causar riscos aos recursos naturais e até à saúde humana. No ramo da agropecuária, por exemplo, um grande perigo vem das embalagens de agrotóxicos. Quando abandonados no meio ambiente, os recipientes com defensivos agrícolas podem poluir solos e rios e contaminar pessoas.
E um detalhe importantíssimo: as garrafinhas plásticas flexíveis, aquelas que conhecemos como garrafas PET, não têm BPA em sua composição. Dessa forma, você não precisa temer a contaminação por BPA ao usar ou reutilizar uma garrafinha dessas.
Um dos principais problemas da reutilização da garrafa de água de plástico é a contaminação bacteriana. Afinal, a garrafa de água é um ambiente úmido, fechado e com grande contato com a boca e as mãos; ou seja, um local perfeito para a proliferação de bactérias.
8 ideias criativas para reaproveitar embalagens plásticas
9 formas de reutilizar o plástico
Confira então algumas idéias de como reaproveitar o papel!
Consiste na tecnologia que faz a reciclagem de plásticos por meio de sua transformação em energia térmica e elétrica, através da incineração, permitindo o aproveitamento do poder calorífico armazenado nos plásticos. Além disso, esse tipo de reciclagem permite também que os plásticos sejam aproveitados como combustível.
A importância da reciclagem dos plásticos A reciclagem de plásticos é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado, estamos contribuindo para que este material deixe de se alojar em aterros sanitários ou na natureza, poluindo rios, lagos, solos e matas.
Não existe uma regra única sobre quantas vezes o plástico pode ser reciclado. A triagem do plástico é importante para classificar qual material pode ser reciclado ou não e qual o processo de reciclagem que ele passará. O PET, por exemplo, sofre pouquíssimas alterações de suas propriedades quando reaproveitado.