O DHCP, sigla para Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de Configuração Dinâmica de Hosts, em português), é um protocolo de rede utilizado para atribuir automaticamente endereços IP e outras configurações de rede aos dispositivos que se conectam a uma rede.
O cliente envia um pacote DHCPDISCOVER. Veja a seguir um trecho de uma captura do monitor de rede mostrando as partes IP e DHCP de um pacote DHCPDISCOVER. Na seção IP, você pode ver que o endereço de destino é 255.255.255.255 e o endereço de origem é 0.0.0.0. A seção DHCP identifica o pacote como um pacote Discover e identifica o cliente em dois locais usando o endereço físico do cartão de rede. Observe que os valores no campo CHADDR e no campo DHCP: Identificador de Cliente são idênticos.
Uma vantagem do protocolo dhcp é a automação em administrar endereços IP. Sem a ajuda desse protocolo, o profissional que administra a rede precisaria atribuir e revogar os endereços de IP dos usuários de forma manual. Já imaginou o investimento de tempo e recurso que seria necessário para isso?
Configuração do endereço IP confiável. O DHCP minimiza os erros de configuração causados pela configuração manual de endereço IP, como erros tipográficos ou conflitos de endereço causados pela atribuição de um endereço IP a mais de um computador ao mesmo tempo.
Quando o servidor DHCP recebe a mensagem DHCP Discover, ele sugere ou oferece um endereço IP (em pool de endereços IP) ao cliente, enviando uma mensagem de oferta DHCP ao cliente. Esta mensagem de OFERTA contém o endereço IP proposto para o cliente DHCP, endereço IP do servidor, endereço MAC do cliente, máscara de sub-rede, gateway padrão, endereço DNS e informações de concessão.
O cliente responde ao DHCPOFFER enviando um DHCPREQUEST. Na seção IP da captura abaixo, o endereço de origem do cliente ainda é 0.0.0.0 e o Destino do pacote ainda é 255.255.255.255.255. O cliente retém 0.0.0.0 porque não recebeu a verificação do servidor de que pode começar a usar o endereço oferecido. O Destino ainda é difundido, pois mais de um servidor DHCP pode ter respondido e pode estar mantendo uma reserva para uma Oferta feita ao cliente. Isso permite que esses outros servidores DHCP saibam que podem liberar seus endereços oferecidos e devolvê-los aos pools disponíveis. A seção DHCP identifica o pacote como uma Solicitação e verifica o endereço oferecido usando o campo DHCP: Endereço Solicitado. O campo DHCP: Identificador de Servidor mostra o endereço IP do servidor DHCP que oferece a concessão.
Além do gerenciamento simplificado, o uso de um servidor DHCP oferece alguns benefícios como a configuração de IP precisa. O endereço de IP pode ser utilizado uma única vez. Assim, se o endereço for utilizado de maneira duplicada ocorrerá um conflito em que um (ou ambos) dispositivos com o mesmo IP serão desconectados.
Neste ponto, o servidor pode ou não responder. O comportamento do servidor DHCP do Windows NT depende da versão do sistema operacional que está sendo usado, bem como de outros fatores, como o superescopo. Se o servidor determinar que o cliente ainda pode usar o endereço, ele permanecerá em silêncio ou reconhecerá o DHCPREQUEST. Se o servidor determinar que o cliente não pode ter o endereço, ele enviará um NACK.
Um administrador de rede reserva um número definido de endereços IP e cada cliente DHCP na LAN é configurado para solicitar um endereço IP do servidor durante a inicialização da rede.
O DHCP é um aperfeiçoamento do BOOTP e consiste em uma ferramenta muito utilizada nos sistemas operacionais Unix. Consegue-se configurar rapidamente impressoras e computadores em uma rede compartilhada por meio da associação entre endereços MAC e IP.
Além disso, um papel importante do DHCP é reduzir os erros cometidos quando os endereços IP são atribuídos manualmente Por isso, se você se preocupa com a qualidade da sua conexão e do seu negócio, vale a pena continuar lendo este artigo! Nele, falaremos sobre como funciona o protocolo dhcp, sua importância e principais vantagens.
O protocolo dhcp facilita o processo de alteração de escopos, endpoints e endereços. Imagine que o seu negócio precisa alterar o endereçamento de IP. Com o dhcp, é possível configurar e integrar as informações e distribuí-las para o novo terminal a ser utilizado. O mesmo serve para os casos em que é necessário atualizar ou substituir um dispositivo de rede.
O servidor DHCP responde enviando um pacote DHCPOFFER. Na seção IP do trecho de captura abaixo, o endereço de origem agora é o endereço IP do servidor DHCP e o endereço de destino é o endereço de difusão 255.255.255.255. A seção DHCP identifica o pacote como uma Oferta. O campo YIADDR é preenchido com o endereço IP que o servidor está oferecendo ao cliente. Observe que o campo CHADDR ainda contém o endereço físico do cliente solicitante. Além disso, vemos na seção Campo de opção DHCP as várias opções que estão sendo enviadas pelo servidor junto com o endereço IP. Nesse caso, o servidor está enviando a Máscara de Sub-rede, o Gateway Padrão (Roteador), o Tempo de Concessão, o endereço do servidor WINS (Serviço de Nome NetBIOS) e o Tipo de Nó NetBIOS.
Se o cliente tiver um endereço IP atribuído a DHCP anteriormente e ele for reiniciado, o cliente solicitará especificamente o endereço IP concedido anteriormente em um pacote DHCPREQUEST especial. O endereço de origem é 0.0.0.0 e o Destino é o endereço de difusão 255.255.255.255. Os clientes da Microsoft preencherão o campo de opção DHCP – DHCP: endereço solicitado – com o endereço atribuído anteriormente. Clientes estritamente compatíveis com RFC preencherão o campo CIADDR com o endereço solicitado. O servidor DHCP da Microsoft aceitará qualquer um.
You must be logged in to post a comment.
É o dispositivo de rede que executa o serviço DHCP e contém endereços IP e informações de configuração relacionadas. Normalmente é um servidor ou roteador, mas pode ser qualquer dispositivo que atue como um host, como um dispositivo SD-WAN.
As informações de DHCP obtidas pelo cliente de um servidor DHCP terão um tempo de concessão associado a ele. O tempo de concessão define por quanto tempo o cliente pode usar as informações atribuídas por DHCP. Quando a concessão atingir determinados marcos, o cliente tentará renovar suas informações de DHCP.
Nem todo colaborador tem conhecimentos avançados sobre tecnologia. A funcionalidade do DHCP é justamente automatizar a configuração dos endereços IP da sua rede e aumentar a produtividade da TI do seu negócio. Com a proliferação do acesso a internet sem fio, é preciso ficar mais atento às questões sobre segurança de dados, pois podem ocorrer incidentes e ataques de negação de serviços se houver brechas.
Quando se trata de atribuir endereços IP em uma rede, o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) oferece diferentes tipos de alocação para atender às necessidades específicas.
O TCP/IP. O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação. O nome vem de dois protocolos TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol). ... As camadas mais acima recebem informações e as distribui para as camadas inferiores, atribuindo a cada uma delas a função que exercerá durante a comunicação.
Camada de Transporte:: transporta e regula o fluxo de informações da origem até o destino, de forma confiável. A principal função da camada 04 é fornecer controle fim-a-fim usando janelas móveis, além de oferecer confiabilidade nos números de seqüência e nas confirmações .
A camada de transporte pode oferecer um serviço confiável de entrega de dados das aplicações utilizando um serviço não confiável prestado pela camada de rede. A camada de transporte possui protocolos que oferecem serviços orientados à conexão e não orientados à conexão.
Camada de transporte
No geral, a camada de transporte tem o papel de fornecer funções que permitam a comunicação entre processos de aplicações (softwares) entre computadores diferentes. ... E, ainda, a camada de transporte pode fornecer serviços de conexão para as aplicações (e outros protocolos) de camadas de nível superior.