Partes que Compõem uma Caldeira
A caldeira inclui uma fornalha ou forno, de modo a queimar o combustível e produzir calor; o calor gerado é transferido para a água transformando-a em vapor, processo de ebulição. Isto produz vapor saturado a uma taxa que pode variar de acordo com a pressão da água fervente.
Caldeira fogotubular, como o nome sugere, é uma caldeira em que a queima e os gases dela resultantes fluem dentro de tubos.
Qual a diferença entre uma caldeira flamotubular e uma caldeira aquotubular quanto à localização da água e do fogo? A) Flamotubular – água nos tubos e aquotubular – água no feixe tubular. B) Flamotubular – fogo nos tubos e aquotubular – fogo nos tubos. ... D) Flamotubular – fogo nos tubos e aquotubular – água nos tubos.
Em caldeiras flamotubulares, os gases são transportados através de tubos até chegar ao interior da caldeira, tendo a água ao redor destes tubos. Já o processo na caldeira aquatubular é oposto, ou seja, a água a ser aquecida passa no interior de tubos que, por sua vez, são envolvidos pelos gases de combustão.
A caldeira é um equipamento de larga utilização na indústria, onde sua principal função é gerar vapor para diversos fins. Estes equipamentos térmicos tão importantes, transformam água em vapor, utilizando para isso a queima dos mais diversos tipos de combustíveis.
Caldeira a lenha ou gerador de vapor a lenha são equipamentos cuja função é basicamente a produção de vapor por meio do aquecimento de água, a partir de uma fonte geradora de calor. Possui fornalha e grelha específicas para a queima de lenha em toras de até 1m.
a)caldeiras da categoria A são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19,98 kgf/cm2); b)caldeiras da categoria C são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 kPa (5,99 kgf/cm2) e o volume interno é igual ou inferior a 100 l (cem litros);