O cobre, em sua forma metálica, apresenta alta durabilidade, boa resistência à corrosão, boa maleabilidade e ductilidade. Essas duas últimas propriedades fazem dele um metal diferenciado, pois, normalmente, os metais resistentes não são maleáveis.
Não se sabe exatamente quando esse metal foi descoberto, mas a primeira menção dele foi feita no livro bíblico de Gênesis 4:22, no qual se relata que Tubalcaim, filho de Zilá com Lameque, era “mestre (ou forjador) de toda a obra de cobre e ferro [...]”.
O maior depósito conhecido de cobre está situado no Chile, na cordilheira dos Andes. Há grandes depósitos nos Estados Unidos, na Indonésia, no Peru, na Austrália e na Rússia. O cobre também é encontrado nas algas marinhas, em muitos corais, no fígado humano e em certos moluscos e artrópodes.
Para obter o cobre dos sulfetos, primeiro é preciso remover o enxofre por meio da calcinação do minério. Desse processo, é extraído o cobre bruto, que pode ser refinado em fornos para a obtenção do cobre metalúrgico ou, então, ser submetido à eletrólise para atingir um grau de pureza maior.
Processo de Produção São encontrados em minas subterrâneas ou a céu aberto onde é extraído o minério contendo de 1 a 2% de cobre. Após as etapas de britagem (fragmentação) e moagem, o material passa por células de flotação que o separam e o convertem num concentrado, cujo teor médio de cobre é de 30%.
calcopirite
A mistura de cobre e estanho para produzir o bronze é da ordem de 90% de cobre e 10% de estanho, formando o chamado bronze simples. Alguns produtores associam outros metais à composição do bronze, como o chumbo e o fósforo, sendo o uso desses elementos determinado pelo emprego que será destinado ao bronze.
Resposta: Explicação: É importante saber que o bronze é uma liga metálica, ou seja, uma mistura formada por dois ou mais elementos, sendo o principal deles um metal, formada pelos metais cobre e estanho.
Foi provavelmente por acidente que o homem aprendeu a misturar estanho e cobre para obter o bronze. Em alguns lugares, estanho e cobre aparecem naturalmente misturados no solo. Quando os antigos metalúrgicos (pessoas que trabalhavam o metal) derreteram a mistura desses dois metais, acabaram formando o bronze.
3100 a.C. – 300 a.C.
O bronze – liga de cobre e arsênio ou de cobre e estanho – foi inicialmente produzido na região da Mesopotâmia (atual Oriente Médio). Acredita-se que sua descoberta também tenha sido acidental: quando ferreiros lançaram ao fogo um minério de cobre que, por sorte, estava “contaminado” por arsênio ou estanho.
Creta se tornou um centro muito importante durante a Idade do Bronze. Por volta de 1.
Essa descoberta iniciou a Idade do Bronze. Duas importantes criações ocorreram no Oriente Médio no início dessa era: a invenção do arado puxado por boi e a da roda com eixo. Muitos cientistas consideram essa época o início da civilização.
Idade da pedra - período da história em que o ser humano usava pedras como ferramentas. Idade do bronze- período em que o ser humano trabalhava com o domínio dos metais para produzir seus objetos e ferramentas. Idade do ferro- período da história onde o ser humano dominava o ferro e suas técnicas de produção.
4.
Principais características da Idade do Cobre: - Produção de objetos artísticos de cobre como, por exemplo, estatuetas e máscaras. ... - Confeção de armas de guerra (espadas e escudos), principalmente no período final da Idade do Cobre. Possibilitou vantagens, em momentos de guerra, às comunidades que dominavam esta arte.
A Idade do Ferro vem caracterizada pela utilização do ferro como metal, utilização importada do Oriente através da emigração de tribos indo-europeias (celtas), que a partir de 1 200 a.C. começaram a chegar a Europa Ocidental, e o seu período alcança até a época romana e na Escandinávia até a época dos viquingues (por ...