Provas olímpicas de natação pura
O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou nesta quarta-feira (13), durante sessão em Lima, no Peru, que Paris e Los Angeles serão as sedes dos Jogos Olímpicos de 2024 e 2028, respectivamente.
Em 2012 torna-se o atleta mais medalhado da história dos Jogos Olímpicos, com um total de 22 medalhas obtidas em três Jogos Olímpicos e o primeiro a vencer a mesma prova três vezes consecutivas, feito que repetiu por três vezes na prova de estafeta 4 x 200 metros livres, nos 200 metros estilos e nos 100 metros mariposa ...
Michael Phelps é o maior nadador de todos tempos. Mais do que isso, o americano é o maior atleta olímpico de toda história dos Jogos com 28 pódios conquistados em 30 provas disputadas ao longo de cinco edições.
Com o final das Olimpíadas do Rio, Phelps deixou o esporte. Aos 31 anos conquistou seis medalhas, sendo cinco de ouro. O atleta soma 28 medalhas em Jogos Olímpicos e outras 55 em campeonatos de natação.
8 medalhas de ouro
José Roberto Guimarães
Torben Grael – vela: dois ouros, uma prata e dois bronzes.
Nas últimas Olimpíadas do Rio 2016, a delegação brasileira conquistou 19 medalhas, o maior número em uma edição dos jogos olímpicos. Antes disso, o recorde eram 17 medalhas (Londres 2012).
Duas modalidades ganharam pela primeira vez o ouro para o Brasil: o boxe, com Robson Conceição, e o futebol, com a seleção olímpica masculina. Também pela primeira vez o Brasil teve um atleta com três pódios na mesma edição dos Jogos: Isaquias Queiroz, com duas pratas e um bronze na canoagem.