O envelhecimento populacional pode ser explicado por dois fatores-chave: o aumento da expectativa de vida e a queda da taxa de fecundidade. Nos últimos anos, o mundo assistiu a uma grande elevação da expectativa de vida ao nascer de sua população. Nos anos 1950, a expectativa de vida era de 46,8 anos.
Resposta. O Brasil vive na fase 3 de transição. Jovens e adultos.
Taxas de fecundidade ficam abaixo da taxa de reposição populacional. Há aumento da proporção de idosos; encolhimento da população e necessidade de imigrantes para trabalhar nos empregos de mais baixo salário.
1) 1) como resultado da transição demográfica brasileira, é correto afirmar que: * 1 ponto a) a população de crianças e jovens tem aumentado proporcionalmente. b) a população absoluta brasileira tem aumentado em um ritmo mais acelerado nas últimas décadas.
Quando esse fenômeno ocorre, postula-se que a tendência por parte dos diversos lugares é que haja uma posterior estabilização, sobretudo pelas sucessivas modificações nas taxas de natalidade e mortalidade. O principal efeito da transição demográfica, nesse sentido, seria o processo de envelhecimento populacional.
Segundo Miguel (2007) a transição epidemiológica refere-se às modificações, em longo prazo, dos padrões de morbidade, invalidez e morte que caracterizam uma população específica e que, em geral, ocorrem em conjunto com outras transformações demográficas, sociais e econômicas.
O Brasil passa atualmente por um processo de transição demográfica pois a população atualmente está passando pelo processo de envelhecimento. Observa-se na atualidade que a taxa de natalidade está reduzindo enquanto a expectativa de vida aumenta, o que demonstra maior quantidade de idosos do que adultos e crianças.
Crescimento populacional? Transição demográfica? Taxa de natalidade e taxa de mortalidade? Calma, não precisa se desesperar!