EQST

Quais So As Principais Caractersticas Da Massa Equatorial Continental?

Quais são as principais características da massa equatorial continental?

Principais características dessa massa de ar e influências no clima brasileiro: - É uma massa de ar úmida e quente, pois sua origem é numa região equatorial e úmida (floresta amazônica). - Tem como origem uma zona de baixa pressão, que é a Floresta Amazônica.

Qual é o clima em que a massa equatorial continental mEc é mais presente?

mEcMassa Equatorial Continental É a queda brusca (rápida) da Temperatura, vinculada normalmente ao mesmo tempo a ventos frios, ocorre com maior frenquência entre os meses de maio e agosto, sobretudo, a região política-administrativa do Norte e Centro-Oeste, e a duração de durar dias (média 3 a 4).

Qual é a principal diferença entre as massas equatorial atlântica e equatorial continental?

A massa equatorial atlântica é aquela localizada entre a parte litorânea da Amazônia e algumas regiões do Nordeste e tem origem no Oceano Atlântico. ... E a massa equatorial tropical também é caracterizada por ser quente e úmida, mas está localizada na porção noroeste da Amazônia e origina-se no ocidente da Amazônia.

Qual é a única massa de ar fria que atua no Brasil?

Massa polar atlântica

Como ocorrem os deslocamentos das massas de ar?

O deslocamento das massas de ar obedece ao princípio geral da circulação atmosférica da Terra e sempre ocorre das áreas de maior pressão atmosférica (onde o ar, por algum motivo, é mais pesado ou exerce uma maior força sobre a superfície) em direção às áreas de menor pressão atmosférica.

Como se formam as massas de ar no Brasil?

As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais. Por sua vez as denominadas “frentes” são as zonas de transição quando se encontram duas massas de ar, e mais comumente são caracterizadas em frentes frias e quentes.

O que é um deslocamento de ar?

O ar se desloca para onde a pressão é menor (onde tem uma coluna menor de ar acima do local) ou seja, de onde tem mais ar para onde tem menos. Por isso, as regiões altas, como em montanhas ventam tanto. E através da diferença de temperatura, o ar frio se desloca para baixo de onde está e o ar quente sobe.

Quais as massas de ar que atuam no Brasil e cite suas respectivas características quanto a temperatura e umidade?

As massas de ar no Brasil são predominantemente quentes. Três delas são quentes e úmidas na sua origem (equatorial continental, equatorial atlântica e tropical atlântica), uma é quente e seca (tropical continental) e outra, fria e úmida (polar atlântica).

Que fatores climáticos determinam a distribuição?

Dessa maneira , quanto maior a altitude , menor a temperatura e a pressão . O ar rarefeito também contribuiu para o rebaixamento térmico , este fator se explica pela presença da Cordilheira dos Andes . Outro fator é a Latitude , devido a proximidade dos polos de regiões mais ao Sul , como a Patagônia .

Quais elementos e fatores climáticos são responsáveis pelas diferenças?

Resposta: Elementos: temperatura, precipitação, umidade do ar e pressão atmosférica. Fatores: latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas e vegetação.

O que são elementos meteorológicos?

O estado da atmosfera pode ser descrito por variáveis que caracterizam sua condição física. Essas variáveis são o que chamamos de elementos meteorológicos: temperatura do ar, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, precipitação, pressão atmosférica, radiação solar, etc...