Quais So As Partculas Subatmicas?

Quais so as partculas subatmicas

Já falamos por aqui sobre partículas, mas você sabe o que são partículas subatômicas? Bom, de forma resumida, são partículas menores que os átomos. Mas, antes de tudo, vamos fazer uma retrospectiva neste assunto.

O elétron, a menor partícula subatômica

Os electrões, os protões e os neutrões (“elétrons”, “prótons”  e “nêutrons” em português do Brasil) são alguns exemplos de partículas subatómicas. Estes, por sua vez, são compostos por partículas fundamentais que se conhecem como quarks.

– Gráviton: ela é considerada uma partícula elementar hipotética (por ainda não ser compreendida pela física quântica), a qual faz a transmissão da força da gravidade em boa parte dos modelos da teoria quântica;

São conhecidos como as partículas que formam a luz visível. A sua força eletromagnética é a principal responsável por manter os elétrons em torno do núcleo. Nesse sentido, é ela que determina as ligações químicas dos átomos e moléculas.

Definição

Definição

Se tivermos em conta estas definições, podemos afirmar que as partículas subatómicas são aquelas mais pequeninas do que um átomo. É possível que se trate de uma partícula elementar, embora também haja partículas subatómicas compostas.

Da mesma forma, existem fótons, que são as partículas subatômicas responsáveis ​​pela interação eletromagnética; e também neutrinos e bósons de calibre, responsáveis ​​por forças nucleares fracas. Por fim, existe o bóson de Higgs, partícula que foi descoberta em 2012 e que seria responsável por todas as outras partículas elementares (tudo que compõe o universo ) terem massa.

Tipos de partículas subatômicas

Partículas subatômicas são entendidas como as estruturas da matéria que são menores que o átomo e que, portanto, fazem parte dele e determinam suas propriedades. As referidas partículas podem ser de dois tipos: compostas (divisíveis) ou elementares (indivisíveis).

1)“Up” (para cima) com carga de + 2/3, e 2)“down” (para baixo) com carga de – 1/3 constituem os prótons e os nêutrons.

Essas partículas fundamentais agem como partículas de troca, fazendo uma força forte entre os quarks. São responsáveis por levar a carga de cor da interação forte, ou seja, interação entre quarks e glúons.

Escolhidas para você

Escolhidas para você

– Glúon: essa partícula atua como partícula de troca, ou seja, ela realiza uma força entre os quarks, sendo ela que leva a carga de cor da interação entre os glúons e quarks;

São formados pelos componentes W-, W+ e Z, os quais possuem mais de 86 vezes o peso de um próton inteiro. Inclusive, no início do Universo, foram associados a outras partículas, que juntas formavam a eletrofraca.

A pesquisa experimental com partículas subatômicas é árdua, porque muitas delas são instáveis ​​e só podem ser observadas em aceleradores de partículas. No entanto, os mais estáveis, como elétrons, prótons e nêutrons, são bem conhecidos.

Outras matérias

Tratam-se de partículas elementares e um dos dois elementos básicos que constituem a matéria. Os Quarks formam partículas compostas, denominadas de hádrons, que estão sempre associados uns aos outros. São divididos em seis tipos:

Todo o conhecimento das propriedades e existência das partículas subatômicas iniciou-se somente a partir do século XIX. Desde então, estudos comprovam a existência de mais de 200 partículas, além de leis que governam suas inter-relações.

É importante enfatizar que é difícil encontrar partículas subatômicas em seu estado natural em nosso planeta, devido à sua instabilidade. Elas, geralmente, se decompõem e dão lugar a outros tipos de partículas.

O próton, a partícula que define um elemento químico

No contexto da química, as partículas são fragmentos muito reduzidos de matéria que, apesar de apresentarem dimensões reduzidas, mantêm intactas as propriedades químicas de uma substância. O adjectivo subatómico, por outro lado, menciona o nível de uma estrutura que é mais pequeno do que o do átomo.

Em síntese, trata-se de uma partícula elementar hipotética, responsável pela transmissão da força da gravidade na maioria dos modelos da teoria quântica. É considerada hipotética por não ser, ainda, compreendida pela física quântica.

Quais as partículas subatômicas é suas cargas?

O que varia é o número de tais partículas em cada elemento. Os prótons e nêutrons se localizam no núcleo atômico, já os elétrons estão fora do núcleo. Mas, considerando a carga total de um átomo, pode-se dizer que em geral ele é neutro, não possui carga.

O que é partícula subatômicas?

Subatômica Que diz respeito a ou próprio de sistemas cujas dimensões características são inferiores à dimensão característica dos átomos. 2. Relativo a cada um dos constituintes dos átomos, ou seja, os prótons, nêutrons e elétrons.

Quantos tipos de partículas subatômicas existem em um átomo?

Ele é composto por três partículas subatômicas principais, que são: elétrons, prótons e nêutrons.

Quais são as três principais partículas do átomo?

Prótons, nêutrons e elétrons são elementos constituintes de um átomo. No núcleo dos átomos, encontram-se os prótons e nêutrons. Ao redor do núcleo, estão os elétrons.

Quem comprovou a existência de partículas subatômicas?

Os experimentos de J.J. Thomson com tubos de raios catódicos mostraram que todos os átomos contêm minúsculas partículas subatômicas com carga negativa, ou elétrons. Thomson propôs o modelo do pudim de passas do átomo, com elétrons carregados negativamente inseridos em uma "sopa" carregada positivamente.

Quais as partículas que giram em volta do núcleo?

O neozelandês Ernest Rutherford revolucionou essa teoria ao determinar um modelo de átomo em que as partículas negativas (elétrons) giram em torno do núcleo, onde estão partículas positivas (prótons) e neutras (nêutrons).

Como é chamada a partícula subatômica dotada de carga positiva?

Os prótons são partículas subatômicas que apresentam carga elétrica positiva e são formados por três quarks que são os constituintes elementares das partículas do átomo em que dois quarks são up e o outro é do tipo down.

Quais são as partículas?

Em física de partículas, uma partícula elementar ou partícula fundamental é uma partícula que não possui nenhuma subestrutura. Por exemplo, átomos são feitos de partículas menores conhecidas como elétrons, prótons e nêutrons.

O que é a partícula?

Partícula, termo com origem no latim particŭla, é um conceito que admite várias acepções. ... Na área da química, uma partícula é o fragmento mais pequeno de matéria que mantém as propriedades químicas de um corpo. Neste sentido, os átomos e as moléculas são partículas.

Quais são as partes que compõem um átomo?

A estrutura do átomo é dividida basicamente em duas regiões: o núcleo, que é formado pelos prótons e nêutrons, e a eletrosfera, formada por elétrons e um grande vazio.

Quais são as partículas elementares do átomo?

Em 1920, Rutherford distinguiu o próton. Mais tarde, em 1932, James Chadwick (1891-1974) confirmou, no núcleo do átomo, a presença de uma partícula de carga elétrica nula, o nêutron. Estabeleciam-se, assim, as chamadas partículas subatômicas: elétrons, prótons e nêutrons.

Quais são as partículas que forma o átomo?

Entretanto, a história das partículas que compõem o átomo e que formam o modelo atômico atual é recente, data de 1932, ano em que se confirma que os átomos são formados por nêutrons, prótons e elétrons.

Como é possível detectar as partículas subatômicas?

A identificação e, muitas vezes, a visualização de partículas subatômicas são possíveis graças a um aparelho conhecido como Detector de Partículas. ... Existem também outros tipos de detectores de partículas capazes de permitir a observação da trajetória percorrida, são os chamados detectores de trajetórias.

Como foram descobertas as outras partículas subatômicas presentes no átomo?

As três principais partículas que constituem o átomo são os elétrons, os nêutrons e os prótons. ... A descoberta dos prótons se deu quando o cientista Eugen Goldstein usou a ampola de Crookes, modificada em 1886, para realizar alguns experimentos. Ela se trata de uma ampola de vidro com um gás a baixíssimas pressões.

Quais seriam as partículas que compõem o átomo?

O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.

Como é chamada a partícula subatômica dotada de carga negativa?

Elétron (e- ou β−) é uma partícula que constitui o átomo, ou seja, é uma partícula subatômica. Ele tem carga negativa e se localiza na eletrosfera, em torno do núcleo atômico, o que decorre da força eletromagnética.

Quais são as cargas positivas no átomo?

Essas cargas ficam dentro das partículas dos átomos e são conhecidas como: Prótons – Partículas de carga positiva que compõem o núcleo de um átomo; Elétrons – Partículas de carga negativa localizadas na eletrosfera; Nêutrons – Partículas de carga neutra que, assim como os prótons, constituem o núcleo do átomo.

Quais são as três partículas elementares?

O Modelo Padrão (MP) estabelece: toda a matéria de que se tem notícia é composta de três tipos de partículas elementares: léptons, quarks1 e as mediadoras, e que um punhadinho de 61 partículas basta para construir toda a matéria observada neste universo (incluindo, é claro, as observadas em laboratórios).