A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de ...
Recipiente: Ralos para água de chuva com rebaixamento (caixa para acúmulo de areia). Recomendações: Adicionar sal após cada chuva ou após escoamento da água de lavagem do local. Adicionar água sanitária, sabão em pó ou detergente semanalmente.
Como prevenir a dengue em 6 passos simples
Para isso, devemos manter caixas d'água, tambores etc. bem fechados; não deixar acumular água em vasos de plantas, garrafas, potes, pneus etc.; jogar o lixo no latão de lixo, pois se acumular água nesse lixo, ele se tornará um criadouro para o mosquito da dengue.
A Anvisa aprovou o uso de um larvicida biológico capaz de matar as larvas e os mosquitos da dengue em apenas 24 horas sem deixar resíduos tóxicos que possam agredir o meio ambiente. Outra opção é se livrar delas jogando-as na terra seca, no cimento ou no asfalto.
Os experimentos demonstraram que uma quantidade de cloro equivalente a 0,1% do volume total da água em que acontece a aplicação (1 mililitro para cada litro de água, por exemplo) é capaz de eliminar as larvas do mosquito da dengue. “O cloro tem ação mortal sobre elas, impedindo que cresçam”, ressalta Nakano.
O ideal é usar o equivalente a uma tampa de garrafa pet para cada mil litros de água. Pode ser colocado diretamente na água e espalhar um produto com um rodo. Mesmo nos dias em que a piscina não for usada, é importante manter o tratamento para evitar a dengue. Também é preciso tomar cuidado para não usar em excesso.
Os mosquitos depositam seus ovos na água, onde eclodem e nascem as larvas alongadas e cilíndricas, semelhantes a vermes, que podem medir até 3 cm. ... Apresentam hemoglobina no seu fluido corpóreo, o que dá uma bela coloração vermelha, daí seu nome Bloodworm (verme-sangue).
Inseticida com vinagre Colocar um pouco de vinagre num potinho e deixar na área que deseja espantar as moscas e os mosquitos. Para combater os mosquitos que estão sobrevoando dilua 1 xícara de vinagre com 4 xícaras de água e use para pulverizar nos mosquitos.
Afinal de contas o mosquito da dengue gosta de água limpa e se as fontes não forem bem cuidadas podem se tornar um criadouro. "O ideal é colocar cloro ou cinco colheres de água sanitária para cada 500 litros de água", enfatiza.
Muitos podem achar que a água sanitária vai machucar as plantas.