Quais so as doenças reprodutivas? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A Brucelose bovina é uma importante doença infectocontagiosa que acomete muitos rebanhos brasileiros. Esta doença é provocada por bactérias do gênero Brucella. Os bovinos são acometidos pela espécie Brucella abortus.
O que causa a doença brucelose?
O que causa a Brucelose Humana? A brucelose humana é causada por bactérias do gênero Brucella spp. da família Brucellaceae. Possui alta prevalência em ambientes ocupacionais e é citada na lista de doenças relacionadas ao trabalho, segundo a Portaria nº 1.339/1999, do Ministério da Saúde.
O que é problema reprodutivo?
A ineficiência reprodutiva está relacionada com problemas do puerpério, como: retenções de placenta; infecções uterinas; cistos ovarianos; além de doenças reprodutivas, como: brucelose; leptospirose; campilobacteriose; tricomonose; rinotraqueíte infecciosa bovina e diarréia viral bovina.
Quais as principais doenças infectocontagiosas que geram impacto reprodutivo em bovinos e possuem vacina como medida profilática?
A rinotraqueíte infecciosa bovina, a diarreia viral bovina e a leptospirose são as três principais doenças infecciosas que comprometem a reprodução em bovinos de corte e leite de todas as regiões geográficas brasileiras.
O que a brucelose causa nas vacas?
A Brucelose bovina é uma doença causada por uma bactéria denominada Brucella abortus (conhecida como moléstia de Bang), ocasionando frequentemente aborto em vacas principalmente no terço final da gestação e orquite nos machos.
O que é botulismo em bovinos?
Botulismo é uma intoxicação de bovinos e outras espécies animais, resultante principalmente da ingestão de toxina previamente formada pela bactéria anaeróbia Clostridium botulinum.
Quais doenças podem ser disseminadas por meio da monta natural?
As doenças infecciosas que comumente estão associadas aos distúrbios reprodutivos em bovinos, afetando assim o desempenho deste sistema são: brucelose, leptospirose, campilobacteriose, rinotraqueíte infecciosa bovina, diarréia viral bovina e tricomonose.
Quais as principais doenças que deveriam ser controladas por meio de vacinas nos bovinos alguma dessas é obrigatória?
Dados dos diversos laboratórios que comercializam no país vacinas contra enfermidades bovinas revelam que principais vacinas disponíveis protegem contra as seguintes doenças: brucelose; clostridioses (inclui carbúnculo hemático e sintomático, edema maligno, enterotoxemia, gangrena gasosa, hemoglobinúria bacilar, ...